Programa PRIMA atribui 64 ME para financiar projetos de inovação

  • Lusa
  • 17 Fevereiro 2021

O montante será distribuído por 46 projetos de investigação especializados nas áreas da gestão da água, agricultura e produção alimentar sustentável.

A edição 2021 do programa de inovação PRIMA, apoiado por 19 países, entre os quais Portugal, vai atribuir 64 milhões de euros para financiar 46 projetos de investigação especializados na gestão da água, agricultura e produção alimentar sustentável.

De acordo com a fundação PRIMA (Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean Area), o objetivo é mitigar os efeitos das alterações climáticas, preservar a saúde das pessoas e manter o estilo de vida das comunidades locais na bacia do Mediterrâneo.

Entre as iniciativas financiadas no ano passado está um projeto para estudar qual a subespécie de abelha no Mediterrâneo é mais resistente às alterações climáticas e quais são as mais adequadas para produzir mel de qualidade.

Outro projeto selecionado é o de desenvolvimento de novas rações animais a partir de resíduos alimentares, adotando uma estratégia de economia circular no domínio da produção animal.

A Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa são algumas das instituições portuguesas que já beneficiaram dos programas de inovação PRIMA.

Desde a sua fundação em 2017, a fundação, com sede em Barcelona (nordeste de Espanha), financiou 129 projetos com um orçamento total de 164,1 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa PRIMA atribui 64 ME para financiar projetos de inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião