5 coisas que vão marcar o dia

Terminam hoje os seminários do Governo em torno do PRR. Marcelo vai presidir o último Conselho de Ministros do seu atual mandato. Powell falará de economia e os investidores vão estar à escuta.

O dia deverá ficar marcado pelo fim dos seminários temáticos do Governo em torno do Plano de Recuperação e Resiliência, mas também pela presença de Marcelo Rebelo de Sousa num Conselho de Ministros dedicado a floresta. Nos mercados, o presidente da Fed vai discursar sobre a economia norte-americana.

Último dia de seminários sobre o PRR

Termina hoje o “roadshow” virtual de seminários sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) promovido pelo Governo. Os dois últimos debates vão debruçar-se sobre o tema das infraestruturas e o da indústria e inovação. Em relação ao primeiro, está marcado para as 15h00 e contará com a presença dos ministros das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Coesão, Ana Abrunhosa. Quanto ao segundo, está agendado para as 17h30 e contará com a participação do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Marcelo preside a Conselho de Ministros

Belém e São Bento juntam-se esta quinta-feira para um Conselho de Ministros presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A reunião é temática e dedicada às florestas. Este é também o último Conselho de Ministros do atual mandato de Marcelo, que foi reeleito em janeiro para mais cinco anos à frente da Presidência do país. “Este convite é semelhante ao dirigido ao anterior Presidente da República, Professor Cavaco Silva, que há cinco anos também presidiu o último Conselho de Ministros durante a vigência do seu mandato, na ocasião dedicado aos assuntos do mar”, lê-se numa nota do gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

Eurostat publica dados do desemprego na UE

O gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat, vai publicar os dados do desemprego nos vários Estados-membros da região, relativos ao mês de janeiro. Ontem, o Instituto Nacional de Estatísticas português revelou que a taxa de desemprego em Portugal entrou em 2021 a subir 0,4 pontos percentuais, fixando-se em 7,2%. Os dados globais vão permitir medir o pulso à empregabilidade no Velho Continente, numa altura em que a pandemia da Covid-19 continua a condicionar fortemente a atividade económica em vários Estados-membros.

Jerónimo Martins explica resultados de 2020

Um dia depois de apresentar os resultados de 2020, a administração da Jerónimo Martins explica-os em mais detalhe aos investidores e analistas. A call está marcada para o meio-dia. As atenções vão estar centradas em Pedro Soares dos Santos, presidente executivo da retalhista, numa altura em que circulam rumores de que a família Soares dos Santos estará a ponderar uma mudança na gestão da empresa. Recentemente, o ECO Insider (newsletter exclusiva para assinantes) sinalizou que podem surgir novidades já na assembleia-geral de dia 8.

Investidores ouvem Jerome Powell

O presidente da Fed tem discurso marcado na conferência The Wall Street Journal Jobs Summit, onde falará às 17h05 (hora de Lisboa) sobre o estado da economia norte-americana. Os investidores vão seguir atentamente cada palavra proferida por Jerome Powell, numa altura em que os mercados estão em alvoroço com o aumento acentuado da inflação, que está a fazer disparar os juros da dívida soberana. Powell já disse que a inflação está muito aquém da meta do banco central, mas os investidores vão continuar a testar o compromisso da Fed com a política monetária de juros baixos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião