5 coisas que vão marcar o dia

Plano de desconfinamento e renovação do estado de emergência são os principais destaques, num dia que a Europa poderá ver aprovada a quarta vacina contra a Covid-19.

A evolução da pandemia centrará todas as atenções esta quinta-feira em Portugal, dia em que o Parlamento vota a renovação do estado de emergência, o Governo apresenta o plano de desconfinamento e as autoridades europeias debatem a aprovação de mais uma vacina contra a Covid-19. No domínio económico, há ainda dados estatísticos do Banco de Portugal e reunião de política monetária do Banco Central Europeu.

Parlamento vota novo estado de emergência

O Parlamento discute e vota esta quinta-feira o decreto que renova o estado de emergência em Portugal. A votação acontece depois de o Presidente da República ter reunido com os partidos para discutir a renovação até ao final de março, com um alívio nas medidas restritivas. Marcelo Rebelo de Sousa já tinha avisado que o confinamento não irá acabar antes do próximo mês, tendo pedido prudência. “Temos de ganhar até à Páscoa o verão e o outono”, disse, no dia em que renovou o último estado de emergência.

Governo anuncia plano de desconfinamento do país

Apesar do alerta de Marcelo Rebelo de Sousa, o desconfinamento deverá começar, de forma ligeira, antes da Páscoa. Os especialistas apresentaram, na segunda-feira, uma proposta de plano de desconfinamento a aplicar assim que estiverem reunidas as condições, que prevê uma abertura gradual das escolas, comércio e retalho ou restauração. O Governo vai reunir-se em conselho de ministros para fechar o plano de desconfinamento por fases, que será apresentado ainda esta quinta-feira pelo primeiro-ministro António Costa.

EMA decide aprovação da vacina da Janssen

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) poderá aprovar esta quinta-feira a vacina da Janssen-Cilag, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, contra a Covid-19. A confirmar-se, esta será a quarta vacina a receber “luz verde” por parte do regulador europeu, estando previsto que Portugal receba 4,5 milhões de doses. Uma das grandes diferenças desta vacina face às já aprovadas é o facto de ser de toma única, havendo também diferenças no processo de armazenamento.

Atividade económica no arranque de março

O Banco de Portugal vai publicar uma atualização do seu indicador diário de atividade económica (DEI) referente à primeira semana de março, o que permitirá continuar a medir o pulso ao impacto do segundo confinamento. A curva piorou no final de fevereiro, mas o gráfico com o histórico do indicador continua a mostrar que esta contração da economia nos primeiros dois meses de 2021 é mais comparável com a do quarto trimestre do ano passado do que com a do segundo trimestre, período do primeiro confinamento.

Lagarde tenta acalmar investidores

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) reúne-se em Frankfurt, sendo esperado que mantenha inalterados tanto as taxas de juros como o programa de compra de ativos. Os investidores estarão por isso focados na atualização das projeções económicas — as últimas em dezembro ainda não consideravam confinamentos e fecho de fronteiras no arranque de 2021 — bem como nas palavras da presidente Christine Lagarde em relação ao momento de tensão que se vive no mercado obrigacionista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião