Dois anos de Pessoas em sete entrevistas
Entre os protagonistas das entrevistas estão Guilherme Machado Dray, coordenador do Livro Verde para o Futuro do Trabalho, e Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.
É difícil escolher as melhores entrevistas da Pessoas ao longo destes últimos dois anos, mas estas são, certamente, quer seja pelos seus temas pertinentes e atuais, pelas visões mais disruptivas e inovadoras que aportam ou pelas linhas de liderança que mostram, as que mais recomendamos a leitura.
O que têm em comum Guilherme Machado Dray, coordenador do Livro Verde para o Futuro do Trabalho, Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, José Luís Carvalho, diretor de recursos humanos da CUF, Pedro Moura, head of talent & marketing da Landing.Jobs, Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft Portugal e Daniela Braga, CEO da DefinedCrowd? Entre outras coisas, foram protagonistas de grandes entrevistas da Pessoas, em dois anos.
Guilherme Machado Dray: “Não se justifica uma legislação especial para o teletrabalho”
Estávamos em dezembro de 2020 e, a propósito da elaboração do Livro Verde para o Futuro do Trabalho, cuja tarefa ficou a cargo de Guilherme Machado Dray e Teresa Coelho Moreira, a Pessoas falou com o advogado sobre as prioridades do documento, bem como sobre a escolha da equipa multidisciplinar de académicos, pensadores, sociedade civil, ONG´s, associações patronais e sindicais e das expectativas.
Leia aqui a entrevista completa.
“Não nascemos para sermos um think tank, nascemos numa perspetiva muito mais de ação”
Carlos Oliveira, antigo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, está à frente da Fundação José Neves. Fundada em pleno ano pandémico, por três empreendedores e focada na educação para o futuro, e ao longo da vida, a Fundação quer assentar a sua atividade numa lógica de try and error. A Pessoas falou com Carlos Oliveira sobre o balanço dos primeiros seis meses, a importância da educação para o desenvolvimento do país e os planos para o futuro.
Leia aqui a entrevista completa.
Paula Panarra: “Os recursos humanos são tarefa da organização inteira”
Por altura da inauguração do novo escritório, a diretora-geral da Microsoft Portugal falou à Pessoas em agosto de 2019, sobre o novo espaço, mais virado para o exterior e com espaço para receber novas visitas, numa lógica de integração da comunidade envolvente. A inaugurar escritório em Portugal, Paula Panarra assegurava que a mudança refletia transformação de dentro para fora, que faz da Microsoft a sua 2.ª casa. E queria que os trabalhadores se sentissem na deles.
Leia a entrevista completa aqui.
José Luís Carvalho, DRH da CUF: “A grande vantagem desta crise é fazer planos de abrir, fechar, avançar, recuar”
Num ano em que a saúde foi o tema central e prioritário, José Luís Carvalho, que lidera há dois anos as pessoas da CUF, contou à Pessoas os principais desafios de 2020, bem como as aprendizagens que retirou de todo o processo. Além disso, falou sobre talento e sobre a inauguração do novo CUF Tejo, que abriu pouco depois, no final de setembro de 2020.
Leia aqui a entrevista completa.
“Coisas como manutenção de uma semana de 40 horas de trabalho vão ser cada vez mais difíceis”
Para Pedro Moura, é preciso questionar paradigmas antigos e considerar ideias de futuro, como é o caso do Rendimento Básico Incondicional ou da redução da carga horária da semana de trabalho de 40 horas. É precisamente a atual noção de trabalho que o head of talent & marketing da Landing.Jobs afirma que tem de mudar. “A minha inclinação política é no sentido de haver uma vida cada vez menos ocupada por trabalho forçado, ou seja, assalariado, e cada vez mais por trabalho no sentido mais vasto. No limite, considero que uma pessoa que queira ficar em casa a escrever poemas é uma forma de trabalho”, disse na entrevista.
Leia aqui a entrevista completa.
Daniela Braga, da DefinedCrowd: “A inteligência artificial vai facilitar e a dar mais oportunidade de emprego”
Estudou linguística para ser crítica literária mas o primeiro emprego, na faculdade de engenharia, mudou-lhe os planos. Aos comandos da DefinedCrowd, empresa que recolhe, estrutura e enriquece bases de dados para inteligência artificial, Daniela Braga conta como desenvolveu as suas skills de liderança e explica que o grande desafio da tecnológica é encontrar pessoas com o skill set certo. Aos comandos da DefinedCrowd, que recolhe e enriquece bases de dados para inteligência artificial, Daniela Braga explica, em entrevista à Pessoas em novembro de 2019, que o grande desafio da tecnológica é encontrar pessoas com o skill set certo.
Leia a entrevista completa aqui.
Ricardo Parreira, CEO da PHC Software: “O que não se mede, não se gere”
Com apenas 20 anos, Ricardo Parreira fundou a PHC Software, em 1989. Em 2020, a empresa teve estatuto de multinacional, empregando 207 pessoas a nível global, com escritórios em Lisboa, Porto, Madrid, Maputo, Luanda e Lima, no Peru. Em conversa com a Pessoas, o CEO da tecnológica contou quais os planos para o futuro, falou sobre o livro “Gestão profissional, mas descontraída”, onde partilha ensinamentos e práticas na PHC, bem como sobre liderança e cultura empresarial.
Leia aqui a entrevista completa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dois anos de Pessoas em sete entrevistas
{{ noCommentsLabel }}