Milhares de famílias à espera de subsídio de educação especial
A Segurança Social confirmou que na segunda quinzena de março estavam em análise 4.582 pedidos. O motivo destes atrasos prende-se com o fecho das escolas e suspensão das juntas médicas.
Existem milhares de famílias à espera de receber o subsídio de educação especial, destinado a comparticipar gastos ou ajudar a pagar estabelecimentos especializados para crianças e jovens com deficiência, avançou o Jornal de Notícias (aceso pago).
A Segurança Social confirmou que a 18 março estavam em análise 4.582 pedidos. Até então tinham sido deferidos 5.695. Algumas famílias tiveram de esperar entre sete a oito meses para receber este apoio. O motivo destes atrasos prende-se com o fecho das escolas e suspensão das juntas médicas.
De acordo com a Segurança Social, o reconhecimento do direito à prestação depende da “informação do estabelecimento escolar que o aluno frequenta” para atestar que “o apoio prescrito não é garantido” na escola. Por outro lado, “caso a declaração médica não indique de forma clara e inequívoca a natureza da deficiência e o apoio necessário à criança ou jovem, podem os serviços de Segurança Social submeter os pedidos à Equipa Multidisciplinar de Avaliação Médico-pedagógica para parecer“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Milhares de famílias à espera de subsídio de educação especial
{{ noCommentsLabel }}