PSI-20 arranca semana com o pé direito

O principal índice português começou a semana em terreno positivo com a maior parte das cotadas em alta. Na Europa também se negoceia em alta.

O PSI-20 está a valorizar 0,34% para os 5.033,5 pontos no início da sessão desta segunda-feira. A bolsa nacional arranca assim a semana com o pé direito, acompanhando os ganhos registados nas principais praças europeias.

O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, está a subir 0,1%, assim como o espanhol IBEX e o francês CAC. O alemão DAX avança 0,3% e o britânico FTSE está inalterado.

Entretanto, o Stoxx 600 renovou máximos na sua quinta sessão consecutivas de ganhos, beneficiando da expectativa que os mercados têm face aos resultados das empresas. Entre as maiores subidas estão cotadas do setor automóvel: o destaque vai para a francesa Faurecia sobe 1%, após ter divulgado resultados melhores do que o esperado. Já o banco alemão Danske Bank desvaloriza 1,7% após o CEO Chris Vogelzang se ter demitido na sequência de ter sido considerado suspeito pelas autoridades holandesas numa investigação sobre a violação das regras contra a lavagem de dinheiro.

A nível internacional, os investidores continuam otimistas com a retoma económica, principalmente nos EUA, ainda que estejam atentos ao risco de uma nova onda de infeções. Na Europa, esta semana há uma nova reunião do Banco Central Europeu (BCE), mas não se espera novidades.

Em Lisboa, apenas três cotadas seguem em baixa, uma está inalteradas e as restantes sobem. Há três cotadas a valorizar mais de 1%: é o caso da Pharol, que sobe 1,45% para os 11,18 cêntimos, a Ramada Investimento e Indústria, que valoriza 1,08% para os 5,6 euros, e a Novabase, que sobe 1,01% para os 3,99 euros.

Nas descidas, o destaque vai para o setor energético: a Galp Energia desvaloriza 0,64% para os 9,66 euros e a EDP Renováveis cede 0,4% para os 19,91 euros. Na última sessão da semana passada, a EDP Renováveis tinha subido 3%.

No mercado das criptomoedas, o destaque vai para a bitcoin que desceu da casa dos 60 mil dólares no domingo para os cerca de 54 mil dólares, após ter sido noticiado que os EUA podiam tomar medidas para evitar que as criptomoedas sejam usadas para a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. A bitcoin está a recuperar esta segunda-feira, negociando na casa dos 57 mil dólares.

(Notícia atualizada às 9h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 arranca semana com o pé direito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião