Isto é tudo o que muda a partir de sábado

Mais pessoas nos restaurantes e esplanadas e retoma total da atividade dos ginásios e de todas as modalidades desportivas. Saiba tudo o que muda a partir desta sábado.

Restaurantes sempre abertos até às 22h30 e com a possibilidade de receberem grupos maiores de pessoas, bem como a retoma normal de todas as modalidades desportivas e da atividade física ao ar livre e nos ginásios, acontecerão já a partir de sábado nos concelhos que avançarem para a última fase de desconfinamento. Também os casamentos e batizados vão regressar, bem como os grandes eventos exteriores, ainda que com lotação reduzida.

A decisão de avançar para aquela que é a última fase do plano de desconfinamento traçado pelo Governo foi tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, depois de avaliada a situação da pandemia em território nacional. O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 e a taxa de incidência de novos casos de Covid-19 foram os principais indicadores considerados pelo Governo nesta análise e depois de ouvidos os especialistas em mais uma reunião no Infarmed.

Assim, a partir deste sábado o setor da restauração pode reabrir mais um pouco. Restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder receber, no seu interior, grupos compostos por um máximo de seis pessoas. Número esse que cresce para dez, no caso das esplanadas. Até ao momento, apenas podiam estar grupos de quatro ou seis pessoas no interior dos estabelecimentos e em esplanadas, respetivamente.

Quanto às limitações de horários, estas foram aliviadas para a restauração aos fins de semana. Assim, os estabelecimentos continuam ser obrigados a encerrar às 22h30 durante a semana, hora que também passa a ser o limite para o fim de semana. Até agora, os cafés, restaurantes e pastelarias tinham de fechar às 13h aos fins de semana e feriados.

Os portugueses poderão, também, passar a frequentar grandes eventos exteriores e eventos interiores, algo que já não acontece desde que o país voltou a confinar em janeiro. A realização de eventos desta natureza voltará a ser permitida nesta última fase do desconfinamento, embora com uma lotação abaixo da capacidade dos espaços. Esta quinta e sexta-feira decorrem já, no espaço exterior do Altice Braga Forum, os dois espetáculos-teste, com 400 espetadores cada um, o primeiro a cargo de Fernando Rocha e o segundo com Pedro Abrunhosa.

Existem também alterações para os batizados e casamentos, que desde 19 de abril puderam voltar a ser realizados. A partir de 3 de maio, haverá um aumento na lotação destes eventos, que até ao momento era limitada a 25% da lotação dos respetivos recintos. Agora, esta percentagem subirá para os 50%, possibilitando a presença de um maior número de convidados.

Para os praticantes de desporto, esta nova fase do desconfinamento traz, também, boas notícias. Isto porque, a partir de agora, todas as modalidades desportivas, independentemente do nível de risco que lhes esteja associado, podem retomar a sua atividade normal, sem qualquer tipo de restrição.

O mesmo acontecerá, também, com a atividade física ao ar livre, que até agora era permitida apenas para grupos constituídos por um máximo de seis pessoas — limite esse que vai deixar de existir. Também os ginásios, que tinham já reaberto, mas sem as aulas de grupo, vão agora também poder retomá-las.

Veja tudo o que muda nesta que é a quarta e última fase do desconfinamento, que arranca a 1 de maio:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias podem agora receber grupos até um máximo de seis pessoas. O limite sobe para os 10, no caso das esplanadas. Horário de fecho passa a ser às 22h30 durante a semana e ao fim de semana;
  • Salas de espetáculos culturais podem funcionar também até às 22h30, tanto ao fim de semana como durante a semana;
  • O comércio em geral, incluindo centros comerciais, podem passar a estar abertos até às 21h aos dias de semana e às 19h aos fins de semana;
  • Todas as modalidades desportivas podem agora retomar o seu normal funcionamento;
  • A atividade física ao ar livre e nos ginásios também será retomada sem qualquer impedimento;
  • Passa a ser possível a realização de grandes eventos exteriores e eventos interiores, mas com diminuição de lotação;
  • A lotação permitida para casamentos e batizados passará a ser maior, equivalendo a 50% da capacidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isto é tudo o que muda a partir de sábado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião