Já mudou a sua password? 56% dos utilizadores de internet nunca mudam

Mais de metade dos usuários assumem que nunca mudam a password e utilizam a mesma durante anos, enquanto 42% afirmam utilizar a mesma palavra-chave para todos os serviços e apps.

É Dia da Password. Já mudou a sua? Mais de metade (56%) dos utilizadores nunca alteram as palavras-passe, usando a mesma durante anos a fio, situação que pode comprometer a sua segurança na internet.

Além disso, de acordo com o estudo da empresa de cibersegurança S2 Group, 42% dos utilizadores afirmam utilizar a mesma palavra-chave para todos os serviços e aplicações, uma prática que expõe a sua cibersegurança, segundo a Europa Press (acesso livre).

“Ninguém sai de casa e deixa a porta aberta, porque é isso que fazemos na Internet quando a nossa palavra-passe é fraca e usamos a mesma durante anos ou a mesma em todos os perfis”, disse Miguel A. Juan, sócio-gerente do S2 Group.

A equipa de peritos do S2 Grupo elaborou uma lista com dez dicas para criar senhas seguras. Os utilizadores não devem usar dados familiares, que podem ser conhecidos através de redes sociais, nem palavras ou séries de números. A empresa de cibersegurança explica que os hackers utilizam sistemas automáticos para decifrar senhas que fazem uso de dicionários de palavras e geram combinações de números.

Os utilizadores da Internet devem escolher palavras-passe fortes, com senhas que compostas por um mínimo de oito carateres, maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Também é recomendado não guardar a palavra-passe no browser, alterá-la periodicamente e utilizar palavras-passe diferentes para cada serviço, de modo a não comprometer toda a segurança se os hackers acederem a um serviço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já mudou a sua password? 56% dos utilizadores de internet nunca mudam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião