Escândalos do Credit Suisse levam a Suíça a ponderar punir banqueiros
Os sucessivos escândalos que envolvem o Credit Suisse estão a levar os legisladores na Suíça a ponderarem repensar o sistema e a aplicarem multas aos banqueiros.
Os sucessivos escândalos que envolvem o Credit Suisse estão a levar a Suíça a ponderar repensar no sistema em que os banqueiros têm sido considerados “intocáveis” e a aplicar multas contra os gestores, avança a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).
As pesadas perdas do Credit Suisse com o colapso da Archegos e a dizimação de vários mil milhões de investimentos de clientes apoiados pelo insolvente britânico Greensill irritaram os reguladores e geraram uma rara discussão entre os legisladores, abrindo a porta a punições contra os banqueiros.
O debate, considerado a maior discussão pública sobre a reforma bancária desde a crise financeira, centra-se no fim no atual regime de laissez-faire, onde as multas aos banqueiros não são possíveis, numa aparente tentativa de copiar o sistema mais rígido do Reino Unido.
“Os diretores dos bancos não assumem a responsabilidade pelas suas ações porque não há necessidade. Não há sanções reais para a má administração“, disse Gerhard Andrey, deputado do “Green Party” no parlamento suíço, em declarações à Reuters. Além disso, o parlamentar aponta que os sucessivos escândalos relacionados com o Credit Suisse “estão a prejudicar a reputação da Suíça” pelo que o partido avançou com uma proposta de reforma em que “se algo correr mal, o gestor está em risco”, assinalou.
As propostas do “Green Party” seguem o modelo britânico que torna a alta administração das empresas financeiras diretamente responsáveis pelas suas ações e deverão ser discutidas pelos legisladores suíços nos próximos dias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Escândalos do Credit Suisse levam a Suíça a ponderar punir banqueiros
{{ noCommentsLabel }}