Exportações disparam 49,1% e superam nível pré-pandemia

  • Lusa e ECO
  • 27 Julho 2021

De acordo com o INE, comparando com o segundo trimestre de 2019, as exportações aumentaram 3,0% e as importações diminuíram 3,2%.

As exportações e as importações de bens aumentaram 49,1% e 46,3% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2020, de acordo com a estimativa rápida do Comércio Internacional de bens do INE. Esta variação expressiva é justificada pela queda abrupta do comércio internacional no segundo trimestre do ano passado por causa da propagação da Covid-19 e a elevada incerteza que se vivia.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que, comparando com o segundo trimestre de 2019, as exportações aumentaram 3,0% e as importações diminuíram 3,2%.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estes valores indicam que as exportações de bens conseguiram não só recuperar do impacto da Covid-19, mas também superar o nível pré-pandemia, pelo menos para já dado que não se sabe se este aumento é temporário por compensação do baixo nível de trocas comerciais no ano passado.

No primeiro trimestre deste ano as taxas de variação homóloga das exportações e das importações tinham sido de +6,0% e -4,9%, respetivamente.

A maior parte das previsões aponta para um crescimento superior a 10% das exportações portugueses, conjugando tanto bens como serviços. As exportações líquidas (exportações descontadas das importações) deverão dar um contributo positivo para o PIB este ano, após terem prejudicado o produto interno bruto em 2020.

Apesar das exportações de bens terem recuperado depressa da crise pandémica, o mesmo não se pode dizer das exportações de serviços, principalmente turismo, que estão a recuperar mas ainda bastante aquém do nível pré-pandemia.

(Notícia atualizada às 12h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações disparam 49,1% e superam nível pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião