Tecnologia da vacina Covid-19 da AstraZeneca mostra resultados promissores para tratar cancro
A vacina terapêutica contra o cancro foi desenvolvida em duas doses e já mostrou uma redução do tamanho do tumor e uma melhor sobrevivência em estudos realizados em ratos.
Os investigadores responsáveis pela vacina contra a Covid-19 da Universidade de Oxford e da AstraZeneca estão a utilizar a mesma tecnologia para tentar desenvolver uma vacina terapêutica contra o cancro, que já mostrou uma redução do tamanho do tumor e uma melhor sobrevivência em estudos realizados em ratos, revela a Bloomberg (acesso condicionado).
A vacina terapêutica contra o cancro foi desenvolvida em duas doses por investigadores do Instituto Jenner de Oxford e do Instituto Ludwig para Investigação do Cancro e deverá iniciar os ensaios em humanos este ano, segundo disseram os cientistas num estudo publicado esta sexta-feira no Journal for ImmunoTherapy of Cancer. Os ensaios em fase inicial serão feitos a 80 pessoas com cancros de pulmão dos subtipos adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células grandes.
A tecnologia da vacina contra a Covid-19 demonstrou produzir respostas fortes das células T, necessárias para combater os tumores. O vetor da vacina contra a Covid-19 é usado numa das doses de transporte do código genético que provoca o corpo a atingir duas proteínas presentes na superfície de vários tipos de células cancerígenas. “Esta nova plataforma de vacinas tem o potencial de revolucionar o tratamento do cancro”, disse o diretor do Instituto Jenner, Adrian Hill.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tecnologia da vacina Covid-19 da AstraZeneca mostra resultados promissores para tratar cancro
{{ noCommentsLabel }}