5 coisas que vão marcar o dia

Governo e bancos assinam acordo sobre IVAucher. Banco de Portugal atualiza endividamento da economia. Lá fora, OCDE atualiza perspetivas económicas. Fed inicia reunião de dois dias.

O Governo e os bancos selam acordo sobre IVAucher. O Banco de Portugal atualiza a evolução do endividamento da economia. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as compras de casas por não residentes. Lá fora, a OCDE atualiza as previsões para a economia mundial e a Reserva Federal americana dá início à reunião de dois dias que poderá decidir a redução dos estímulos.

Finanças selam acordo com banca sobre IVAucher

O ministro das Finanças, João Leão, assina os acordos com os bancos em relação à participação no programa IVAucher, numa cerimónia que será igualmente entregue simbolicamente o Selo IVAucher às grandes entidades aderentes dos setores Alojamento, Cultura e Restauração. O evento tem lugar ao início da tarde.

Economia com endividamento recorde?

O Banco de Portugal atualiza a evolução do endividamento do setor não financeiro em relação a julho, isto depois de junho ter marcado um novo máximo histórico de 762,5 mil milhões de euros. Desde o início da pandemia, a dívida do Estado, famílias e empresas já subiu 35 mil milhões de euros.

Quantas casas compraram os não residentes?

A procura internacional tem suportado os preços das casas em Portugal nos últimos anos, mas também foi assim no ano da pandemia? O INE divulga dados sobre a aquisição de imóveis por não residentes em 2020. Em 2019, os não residentes representaram 13,3% do valor das aquisições de imóveis.

OCDE atualiza perspetivas económicas

A OCDE atualiza as previsões sobre a evolução da economia da Zona Euro e da economia mundial. As atuais projeções (divulgadas em maio) apontam para um crescimento de 4,3% do PIB da moeda única e de 5,8% do PIB global este ano, depois do impacto da pandemia em 2020.

Fed inicia reunião de política monetária

É uma das reuniões mais aguardadas de sempre da Fed. O banco central começa a reunião de dois dias para discutir a evolução da política monetária nos EUA. Os analistas acreditam que a Fed vai abrir caminho à redução dos estímulos, mas só fará um anúncio na reunião de novembro ou dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião