Consumo de combustíveis volta recuperar em setembro e cresce 10,46%
A ENSE conclui também que, analisando todo o período que vai de janeiro a setembro de 2021 face ao verificado em 2020", é possível "concluir que houve um aumento homólogo de 1,81%.
O consumo de combustíveis aumentou 10,46% em setembro, num “contexto de progressiva normalização” do país e da economia, adiantou esta segunda-feira a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), em comunicado.
Assim, segundo a entidade, “as introduções ao consumo [registos efetuados, para efeitos fiscais, pelos comercializadores grossistas de combustível] registadas em Portugal no mês de setembro continuaram a trajetória de subida e recuperação face a um contexto de progressiva normalização do funcionamento do país e da generalidade das atividades económicas”.
Desta forma, “no mês de setembro de 2021, as introduções ao consumo, registadas junto da ENSE através do Balcão Único da Energia, totalizaram 649.171 toneladas, o que representou uma subida de 61.456 toneladas (+10,46%) face ao verificado em setembro de 2020”.
De acordo com a entidade, “há uma subida homóloga em relação a todos os produtos, destacando-se a recuperação no JET (+38.245 toneladas, ou +67,13%)”.
Analisando o consumo no mesmo período de 2019, a ENSE constatou que a “gasolina e o gasóleo (sem JET) registam já valores superiores ao período pré-pandémico com subidas, respetivamente, de 9,43% e 4,02%, sendo que, face aos valores ainda muito inferiores do JET, os valores totais mostram uma clara recuperação, mas ainda abaixo dos valores verificados em setembro de 2019”.
A ENSE concluiu ainda que, “analisando todo o período que vai de janeiro a setembro de 2021 face ao verificado em 2020″, é possível “concluir que houve um aumento homólogo de 1,81%, que mostra uma gradual normalização dos níveis de procura e consumo”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consumo de combustíveis volta recuperar em setembro e cresce 10,46%
{{ noCommentsLabel }}