5 coisas que vão marcar o dia

O INE divulga os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, enquanto o BdP revela indicadores das empresas. Gabriel Bernardino vai ser ouvido na AR.

Esta terça-feira serão conhecidos os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, bem como ao índice de preços na produção industrial. Ao mesmo tempo, o Banco de Portugal divulga indicadores das empresas. Na política, Gabriel Bernardino vai ser ouvido na comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento.

Como evolui o movimento de passageiros nos aeroportos nacionais?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta terça-feira os dados relativos à atividade dos transportes, referentes a agosto. Em julho, os aeroportos nacionais receberam 2,8 milhões de passageiros, isto é, mais do dobro dos passageiros recebidos em igual período de 2020. Contudo, nesse período, o movimento os aeroportos continuava abaixo dos valores pré-pandemia.

INE divulga dados sobre a produção industrial

O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar ainda os dados da produção industrial referentes a setembro de 2021. O índice de preços na produção industrial (IPPI) aumentou 11% em agosto, depois da subida de 10,1% em julho, em termos homólogos, segundo o último balanço do gabinete de estatísticas.

Banco de Portugal divulga indicadores das empresas

O Banco de Portugal (BdP) divulga esta terça-feira os indicadores económico-financeiros das empresas, referentes ao terceiro trimestre de 2021. Estes indicadores incluem um conjunto de rácios que permitem analisar as empresas do ponto de vista da sua rendibilidade, atividade e financiamento. São produzidos com base no Inquérito Trimestral às Empresas não Financeiras e excluem agricultura e pescas.

Gabriel Bernardino ouvido no Parlamento

Gabriel Bernardino vai ser ouvido esta terça-feira na comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia a República. O antigo presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma vai ser o novo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), substituindo Gabriela Figueiredo Dias, cujo mandato terminou no final de junho.

Fesap reúne comissão Executiva para discutir OE2022

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) vai reunir-se esta terça-feira para discutir formas de luta para os trabalhadores pressionarem o Governo no sentido de melhorar a proposta de Orçamento do Estado (OE2022) e dar resposta às suas reivindicações, estando em cima da mesa a convocação de uma greve. A Fesap considera que o aumento de 0,9% dos salários, proposto pelo Governo, é “claramente insuficiente” face à “estagnação” salarial dos últimos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião