Smartex.ai de António Rocha vence prémio Pitch da Web Summit 2021
Fundada por António Rocha, a Smartex.ai aplica inteligência artificial na deteção de defeitos na produção têxtil, evitando o desperdício de material e reduzindo os custos.
A Smartex.ai venceu o concurso Pitch da Web Summit 2021, a competição anual de startups da conferência de tecnologia. A empresa aplica tecnologias de inteligência artificial na deteção de defeitos de fabrico no setor têxtil.
Fundada pelo empreendedor António Rocha, a Smartex.ai é capaz de reduzir o desperdício têxtil “através da deteção de todos os defeitos” durante o processo de costura. Esta tecnologia funciona em tempo real e compila dados numa plataforma, reduzindo os custos das empresas e prometendo até 400% de retorno do investimento.
No seu site, a Smartex.ai explica que “mais de 80% dos defeitos têxteis podiam ser evitados durante o processo de costura ou tecelagem” e que a produção defeituosa “representa até 5% de todo o desperdício têxtil, prejudicando as margens brutas das fábricas” do setor.
A Smartex.ai junta-se, desta forma, à lista de startups que venceram o Pitch em edições anteriores. Em 2020, ano em que a cimeira decorreu exclusivamente online, por causa da pandemia, a competição foi vencida pela Lalibela Global-Networks, uma startup que desenvolve software para o setor da saúde.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h42)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Smartex.ai de António Rocha vence prémio Pitch da Web Summit 2021
{{ noCommentsLabel }}