Neinor estuda compra da Vía Célere para criar maior promotora imobiliária de Espanha
Espanhola Vía Célere chegou a Portugal há quatro anos e conta com investimentos no Porto e em Lisboa. Operação vai tornar a Neinor na maior promotora imobiliária de Espanha.
A espanhola Neinor estará em vias de fechar a compra da Vía Célere, numa operação que pode revolucionar o mercado imobiliário espanhol, tornando-a na maior promotora imobiliária do país vizinho, tanto em tamanho de carteira como de valor dos ativos, avança o Expansión.
Fontes citadas pelo jornal referem que as negociações entre a Neinor e o fundo norte-americano Värde, acionista maioritário da Vía Célere, duram há cerca de três meses e estão agora na fase final de due diligence. As ações da Neinor na bolsa espanhola foram mesmo suspensas de negociação e a empresa já vale mais de 915 milhões de euros em bolsa.
A Neinor encerrou 2020 com uma carteira de ativos avaliada em 2.000 milhões de euros e terrenos suficientes para construir 16.100 casas. Uma vez concretizado este negócio, será um “passo gigante” para a empresa, que se tornará a maior promotora imobiliária de Espanha, contextualiza o Expansión. Ultrapassará outras rivais cotadas em bolsa, como a Metrovacesa e a Aedas.
No final do ano passado, a Vía Célere contava com terrenos disponíveis para desenvolver 20.700 imóveis, contando ainda com um valor bruto de ativos de 1.770 milhões de euros, dos quais fazem parte apartamentos no Porto e em Miraflores, no distrito de Lisboa. Se passar para as mãos da Neinor, será criada uma promotora com solo para quase 37.000 casas e um valor bruto de mercado perto dos 3.800 milhões de euros.
A Vía Célere terminou o ano passado com um lucro de 49,7 milhões de euros, o que representou uma subida de 121% face ao ano anterior. A empresa liderada por José Ignacio Morales chegou a Portugal em 2017, com o desenvolvimento de um projeto em Miraflores — Célere Miraflores. Mais tarde, em 2019, chegou ao norte, ao desenvolver o Célere Portodouro, na Invicta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Neinor estuda compra da Vía Célere para criar maior promotora imobiliária de Espanha
{{ noCommentsLabel }}