Estar vacinado já não é suficiente para poder fazer estas atividades

O Governo definiu a obrigatoriedade do teste negativo mesmo para quem está vacinado para entrar em discotecas e bares, para visitar lares e doentes internados e para entrar no país.

O certificado de vacinação abre várias portas, voltando agora a ser necessário para mais locais, com as novas medidas avançadas pelo Governo esta quinta-feira. Mas há mesmo situações em que estar vacinado não basta. Atividades como visitas a lares e entrada em discotecas e bares vão exigir um teste negativo, mesmo para vacinados, bem como para todos os voos que cheguem ao país.

“Temos que incrementar as situações em que o recurso a testes é obrigatório e condição para acessos locais a certas atividades”, apontou o primeiro-ministro, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros. Assim, a partir de 1 de dezembro, o teste negativo é obrigatório, mesmo para vacinados, no acesso a:

  • Visitas a lares:
  • Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
  • Grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos;
  • Discotecas e bares.

Além disso, o teste negativo também é obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal. Os testes em causa “são aqueles que as entidades nacionais têm definido como sendo válidos: PCR e antigénio, sem prejuízo de recomendar autoteste”, sinalizou António Costa. O que será exigido às companhias “é o que consta dos certificados exigidos”, explicou.

De recordar que, atualmente, o certificado digital também comprova a testagem, e é emitido na sequência da realização de um teste laboratorial de diagnóstico para a Covid-19 com resultado negativo. Estão abrangidos os testes moleculares de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), emitidos até 72 horas desde a data e hora de colheita da amostra para teste, e testes rápidos de antigénio (TRAg), até 48 horas desde a data e hora da colheita da amostra para teste.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estar vacinado já não é suficiente para poder fazer estas atividades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião