De “vacina” a “orçamento”, estas são as dez candidatas a palavra do ano de 2021
A lista deste ano é "fortemente marcada pela realidade pandémica e pelos seus impactos no tecido económico e social", frisa Porto Editora. E também há termos relacionados com a política na "corrida".
A Porto Editora divulgou, esta quarta-feira, as dez candidatas a Palavra do Ano. Num ano marcado pela crise pandémica e por todas as suas consequências, a lista não podia deixar de refletir isso mesmo, constando dela, por exemplo, as palavras “vacina” e “teletrabalho”. Há também termos relacionados com a política, como “orçamento”, depois de a proposta de Orçamento do Estado para 2022 ter sido chumbada pelo Parlamento, de forma inédita na democracia portuguesa
A lista das candidatas à Palavra do Ano é definida por uma equipa de linguistas e lexicólogos, com base nas sugestões dos portugueses, mas também nas pesquisas efetuadas na Infopedia e num trabalho de acompanhamento da realidade da língua portuguesa. Em comunicado, a Porto Editora explica que a lista deste ano é “fortemente marcada pela realidade pandémica e pelos seus impactos no tecido económico e social”, havendo “ainda espaço para as questões políticas que marcaram este ano”.
A votação para eleger a Palavra do Ano estará aberta até 31 de dezembro em www.palavradoano.pt e a grande vencedora será divulgada nos primeiros dias de janeiro de 2022.
As dez palavras que estão na “corrida” (e as respetivas justificações, segundo a Porto Editora) são estas:
-
Apagão
“Este termo foi usado para descrever o período em que milhões de utilizadores ficaram sem acesso às principais redes sociais, com impacto social e económico a nível mundial.”
-
Bazuca
“Esta palavra foi utilizada pelo primeiro-ministro António Costa para designar o pacote de ajuda europeu destinado a fomentar a recuperação da economia, na sequência da pandemia.”
-
Criptomoeda
“As moedas virtuais encriptadas multiplicam-se e crescem em popularidade e valor, o que tem levado vários países a estudar mecanismos de regulamentação das mesmas”.
-
Mobilidade
“O agravamento do trânsito automóvel (especialmente nos centros urbanos) e a preocupação com a sustentabilidade e acessibilidade dos transportes originaram múltiplos debates sobre a mobilidade.”
-
Moratória
“Criadas pelo Governo em março de 2020, as moratórias de crédito ajudaram muitas famílias e empresas afetadas pelo impacto da pandemia da Covid-19.”
-
Orçamento
“A rejeição da proposta de orçamento do Estado para 2022 no Parlamento levou o Presidente da República a dissolver a Assembleia, convocando eleições antecipadas.”
-
Podcast
“O podcast ganhou popularidade entre os portugueses e têm-se multiplicado os novos conteúdos difundidos neste formato.”
-
Resiliência
“O impacto da pandemia na saúde, economia e bem-estar, a par das sucessivas medidas tomadas no seu combate, colocaram à prova a resiliência dos portugueses.”
-
Teletrabalho
“Tradicionalmente associado a empresas do setor tecnológico, o teletrabalho foi determinante para assegurar a continuidade de diversas atividades económicas no contexto pandémico.”
-
Vacina
“Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a Covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
De “vacina” a “orçamento”, estas são as dez candidatas a palavra do ano de 2021
{{ noCommentsLabel }}