Pressão em Wall Street com bolsas a caírem 2% por receio de guerra na Ucrânia
Biden diz que todas as indicações apontam no mesmo sentido: a Rússia planeia invadir a Ucrânia nos próximos dias e prepara um pretexto para o ataque. Tensão na Europa derruba Wall Street.
As bolsas norte-americanas caíram mais de 2% esta quinta-feira, com os investidores assustados com a possibilidade de uma guerra na Ucrânia se a Rússia invadir o país.
O S&P 500 caiu 2,1%, o industrial Dow Jones recuou 1,78% e o tecnológico Nasdaq perdeu 2,9%, depois de o Presidente americano, Joe Biden, ter revelado que todas as indicações apontam no mesmo sentido: as forças russas estão a planear uma invasão nos próximos dias e a preparar um pretexto para justificar esse ataque. O índice Vix, que mede o medo dos investidores, disparou 15%.
“Há muito nervosismo à medida que nos aproximamos do fim de semana sem um acordo em relação à Rússia e à Ucrânia”, disse Michael James, da Wedbush Securities, citado pela agência Reuters, antecipando uma sexta-feira de volatilidade nos mercados.
A pressão vendedora atingiu sobretudo o setor tecnológico, onde a Nvidia caiu mais de 7% depois de ter apresentado resultados que não impressionaram os investidores. A Microsoft caiu quase 3% e a Apple desvalorizou 2%, enquanto a Tesla registou uma quebra de 5%.
Na frente económica, o Departamento do Trabalho revelou que o número de americanos a pedir subsídio de desemprego aumentou inesperadamente na última semana: foram registados 248 mil pedidos, acima dos 219 mil previstos pelos economistas.
(Notícia atualizada às 21h32)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pressão em Wall Street com bolsas a caírem 2% por receio de guerra na Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}