Direto Rússia mobiliza tropas para ofensiva final no Donbass
Moscovo mantém os fortes bombardeamentos, levando Zelensky a concluir que as negociações de paz não passam de "palavras". Alemanha já admite expropriar as unidades da Gazprom e Rosneft no país.
Kiev e as cidades vizinhas foram fortemente bombardeadas pelas tropas russas nas últimas 24 horas, mesmo depois de Moscovo ter prometido “reduzir drasticamente a atividade militar” à volta da capital ucraniana. O presidente da Câmara de Chernihiv — uma das cidades em que a Rússia prometeu suspender os ataques para a negociação de um acordo de paz — afirma mesmo que a cidade está sob um “ataque colossal”.
Segundo um porta-voz do Pentágono, citado pela CNN, Putin “não foi totalmente informado pelo seu Ministério da Defesa em todos os momentos”. E o responsável da agência de inteligência britânica (GCHQ) afirma que alguns soldados russos estão a recusar cumprir ordens e a “sabotar o próprio equipamento militar”.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros partiu para a Índia, numa viagem de dois dias que coincide com a visita da secretária de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos, Liz Truss, e do vice-conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Daleep Singh. Esta sexta-feira acontece uma nova ronda de negociações — online — entre a Rússia e a Ucrânia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia mobiliza tropas para ofensiva final no Donbass
{{ noCommentsLabel }}