Direto Primeiros civis resgatados de Azovstall chegam a Zaporizhia
Já chegaram a Zaporíjia os primeiros civis retirados das fábricas de Azovstal cercadas pelas tropas russas em Mariupol. UE prepara-se para apresentar o seu sexto pacote de sanções contra a Rússia.
Os primeiros ucranianos resgatados de Azovstall começaram a chegar a Zaporizhia esta terça-feira, a partir das 15h em Lisboa, sendo que Saviano Abreu, porta-voz das Nações Unidas na Ucrânia, esclarece que houve “problemas de segurança” a ser resolvidos durante a viagem, tendo havido um “bombardeamento muito próximo de nós”.
No 69.º dia de guerra, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera que a condição para a neutralidade da Ucrânia, exigida pela Rússia, passa pela libertação de todo o território, incluindo o Donbass e a península da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.
“Os russos insistem na neutralidade e, para nós, o mais importante é a libertação do Donbass e de todos os territórios temporariamente ocupados, bem como da península da Crimeia, que também está ocupada”, referiu Zelensky, em entrevista ao canal de televisão saudita Al Arabiya.
Já a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, anunciou que a polícia conseguiu identificar o “primeiro suspeito” relacionado ao massacre de civis no subúrbio de Bucha, na região administrativa de Kiev.
O Papa Francisco anunciou que se quer encontrar com Vladimir Putin em Moscovo, mas o convite ainda não teve resposta por parte do Presidente russo. A União Europeia prepara-se para apresentar o seu sexto pacote de sanções contra a Rússia. Joseph Borrell, o Alto Representante da Política Externa Europeia revelou que mais bancos russos vão deixar o sistema Swift.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Primeiros civis resgatados de Azovstall chegam a Zaporizhia
{{ noCommentsLabel }}