Direto Rússia corta eletricidade à Finlândia a partir deste sábado
Moscovo vai suspender o abastecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado, dia 14 de maio, no seguimento do anúncio da candidatura do país à NATO.
“A partir de 14 de maio, somos forçados a suspender a importação de eletricidade”, anunciou esta sexta-feira, em comunicado citado pela agência noticiosa France Presse, a RAO Nordic, subsidiária da energética russa Inter RAO.
Justificando a decisão por alegadamente não ter recebido o pagamento referente à energia vendida em maio, a RAO Nordic descreve a situação como “excecional” em mais de 20 anos de comercialização, e diz esperar que a situação melhore “em breve” e que o negócio possa ser retomado.
Na quinta-feira, o Presidente e a primeira-ministra da Finlândia manifestaram-se a favor da adesão à NATO, “sem demora”, o que representa uma mudança na política externa do país.
Em resposta, o Kremlin alertou que a Rússia vê a adesão da Finlândia à NATO como uma ameaça, sendo que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo expressou que Moscovo será “forçada a tomar medidas recíprocas”, de natureza técnica militar, entre outras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia corta eletricidade à Finlândia a partir deste sábado
{{ noCommentsLabel }}