Portugal negoceia com Alemanha e Polónia exportação de gás a partir de Sines
O objetivo é fazer do proto de Sines a porta de entrada para o gás proveniente dos Estados Unidos, sendo o mesmo depois transferido para navios mais pequenos para outros países.
Portugal está em negociações com o Governo alemão e polaco para fazer do porto de Sines a porta de entrada de gás para os países europeus mais dependentes do gás russo, avança o Público (acesso condicionado).
As conversas surgem num período em que a Europa procura acabar com a dependência energética da Rússia, o que faria de Sines a porta de entrada para o gás proveniente dos Estados Unidos, que seria depois transferido para navios mais pequenos para outros países. Fonte oficial do Governo confirmou que “o estudo técnico está completo” e justificando que se trata de “uma solução viável, flexível e alternativa” dado que “Sines tem uma posição geográfica central no Atlântico”.
“Os portos do Norte da Europa estão muito congestionados e acomodar um número grande de navios de maior capacidade é um risco”, defende ainda o Executivo. O objetivo é que esta iniciativa seja financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do PT2030, ainda que possam ser dispensados se houver financiamento de privados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal negoceia com Alemanha e Polónia exportação de gás a partir de Sines
{{ noCommentsLabel }}