Alpac Capital compra jornais Nascer do Sol e i
A ALPAC Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, formalizou a compra do Nascer do Sol e i. Mário Ramires, proprietário e diretor dos títulos, mantém-se na liderança editorial.
Três dias após ter concluído a compra de uma posição maioritária na Euronews, a Alpac Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, formalizou a compra dos jornais Nascer do Sol e i. Mário Ramires, proprietário e diretor dos dois títulos, mantém-se na liderança editorial e de gestão.
“Não somos jornalistas e, tal como nos nossos outros investimentos, vamos confiar numa equipa de gestão que continuará a ser liderada pelo diretor do Sol, Mário Ramires. Sempre conscientes de que só podem existir investimentos nos media com total respeito pela independência editorial”, afirmam em comunicado.
“O Nascer do Sol e o i são projetos de muita coragem e resilientes, que se afirmaram e consolidaram nos últimos anos como jornais independentes, disruptivos e contra os discursos politicamente corretos“, prossegue a Alpac Capital, fundo de capital de risco português controlado por Pedro Vargas David (filho do ex-eurodeputado Mário David, atual conselheiro político do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán) e Luís Santos (filho do selecionador português Fernando Santos).
Os dois gestores justificam a compra dos títulos da Newsplex como uma “contribuição para um Portugal mais livre, mais ambicioso e mais plural“, dizendo não se resignarem “com um país em que os media são um setor de subinvestimento e de resultados operacionais negativos. Não tem de ser assim“.
“Acreditamos que o reforço da imprensa livre é um pequeno contributo que damos para que os portugueses não desistam do seu País e reencontremos o nosso lugar na história“, afirmam, citando exemplos como os de Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco Pinto Balsemão, Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso, que “foram contributos inspiradores para termos um País desenvolvido, democrático e livre”.
Os dois jornais são detidos por Mário Ramires desde 2015, ano em que criou a Newsplex e manteve a edição dos jornais até então da Newshold, de Álvaro Sobrinho. Em dezembro de 2020 o semanário Sol alterou o nome para Nascer do Sol. Semanas antes o i tinha passado a Inevitável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alpac Capital compra jornais Nascer do Sol e i
{{ noCommentsLabel }}