Alpac Capital compra jornais Nascer do Sol e i

A ALPAC Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, formalizou a compra do Nascer do Sol e i. Mário Ramires, proprietário e diretor dos títulos, mantém-se na liderança editorial.

Três dias após ter concluído a compra de uma posição maioritária na Euronews, a Alpac Capital, de Pedro Vargas David e Luís Santos, formalizou a compra dos jornais Nascer do Sol e i. Mário Ramires, proprietário e diretor dos dois títulos, mantém-se na liderança editorial e de gestão.

Não somos jornalistas e, tal como nos nossos outros investimentos, vamos confiar numa equipa de gestão que continuará a ser liderada pelo diretor do Sol, Mário Ramires. Sempre conscientes de que só podem existir investimentos nos media com total respeito pela independência editorial”, afirmam em comunicado.

O Nascer do Sol e o i são projetos de muita coragem e resilientes, que se afirmaram e consolidaram nos últimos anos como jornais independentes, disruptivos e contra os discursos politicamente corretos“, prossegue a Alpac Capital, fundo de capital de risco português controlado por Pedro Vargas David (filho do ex-eurodeputado Mário David, atual conselheiro político do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán) e Luís Santos (filho do selecionador português Fernando Santos).

Os dois gestores justificam a compra dos títulos da Newsplex como uma “contribuição para um Portugal mais livre, mais ambicioso e mais plural“, dizendo não se resignarem “com um país em que os media são um setor de subinvestimento e de resultados operacionais negativos. Não tem de ser assim“.

Acreditamos que o reforço da imprensa livre é um pequeno contributo que damos para que os portugueses não desistam do seu País e reencontremos o nosso lugar na história“, afirmam, citando exemplos como os de Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco Pinto Balsemão, Paulo Portas e Manuel Esteves Cardoso, que “foram contributos inspiradores para termos um País desenvolvido, democrático e livre”.

Os dois jornais são detidos por Mário Ramires desde 2015, ano em que criou a Newsplex e manteve a edição dos jornais até então da Newshold, de Álvaro Sobrinho. Em dezembro de 2020 o semanário Sol alterou o nome para Nascer do Sol. Semanas antes o i tinha passado a Inevitável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alpac Capital compra jornais Nascer do Sol e i

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião