Hoje nas notícias: Gouveia e Melo, Portugal 2030 e cartões
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Bruxelas veta fundos europeus do Portugal 2030 para infraestruturas rodoviárias e parques de estacionamento. Os cartões pré-pagos são cada vez mais usados no branqueamento de capitais. Conheça estas e outras notícias em destaque esta quinta-feira.
Estradas e parques de estacionamento sem apoio no Portugal 2030
Na tarde desta quinta-feira, o Governo português assina o acordo de parceria do Portugal 2030 com a Comissão Europeia, que define a estratégia e as prioridades de investimento até 2027. De antemão sabe-se já que os 23 mil milhões de euros destes fundos europeus não cofinanciarão “investimentos em infraestrutura rodoviária, incluindo estacionamentos de automóveis”. Embora não seja uma orientação nova, é a primeira vez que é incluída na versão final do acordo com Bruxelas.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Eurodeputados acreditam que prazo de execução do PRR será alargado
Com a subida da inflação, o valor real do envelope financeiro para apoiar a retoma está a diminuir. Isso faz com que os planos de recuperação e resiliência de cada país, que foram pensados e quantificados para um contexto diferente do atual, incluindo o PRR português, sirvam hoje para a concretização de menos investimentos. Ora, apesar de não haver acordo, os eurodeputados portugueses que escrutinam a “bazuca” defendem que, além de desejável, dar mais tempo aos Estados-membros para concretizarem investimentos é possível.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Cartões pré-pagos sem controlo lavam milhões do crime
Os cartões pré-pagos são um meio cada vez mais frequente para branqueamento dos lucros milionários das máfias e também no financiamento de atividades criminosas e terroristas, avança o Jornal de Notícias. O fenómeno está a propagar-se em Portugal, de acordo com o mais recente Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que exige aos bancos maior rigor e vigilância na regulamentação deste tipo de transações. Além disso, Bruxelas entende que Portugal não transpôs de forma integral a diretiva europeia que impõe regras à compra e uso destes cartões.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Exportação de roupa e sapatos sobe 30% mas absentismo preocupa
As exportações portuguesas de vestuário estão a acelerar, tendo registado crescimentos homólogos superiores a 30%. Os números agradam aos industriais, mas continuam a gerar alguma preocupação no que toca aos “níveis absurdos” do absentismo em Portugal. O presidente da Associação Nacional do Vestuário (ANIVEC) fala num sinal de retoma da normalidade: “É um bom sinal”, garante César Araújo. Ao mesmo tempo, assume “grande preocupação” com os efeitos do absentismo nas empresas, que, diz, se situa nos 15% a 20%.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).
Gouveia e Melo em Belém? “Neste momento” não é um tema
Há mais de 30 anos na Marinha, foi a pandemia e a função que assumiu como coordenador do processo de vacinação que o colocaram nas manchetes dos jornais nacionais. “Neste momento”, diz o comandante Gouveia e Melo, Belém é um tema para o qual não perde tempo a olhar. “Sou militar, estou a fazer uma missão militar, estou muito satisfeito com o que estou a fazer, sinto-me plenamente realizado”, aponta, a propósito da pressão mediática que o apresenta insistentemente como tendo um olho na Presidência da República.
Leia a entrevista completa no Observador (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Gouveia e Melo, Portugal 2030 e cartões
{{ noCommentsLabel }}