Governo mantém descontos no ISP dos combustíveis em setembro
As medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis continuam em vigor durante o mês de setembro.
As medidas para mitigar os efeitos do aumento dos combustíveis estavam previstas vigorar até ao fim de agosto, mas foram estendidos para o mês de setembro, anunciou o Ministério das Finanças. Incluem descontos aplicados no ISP dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola.
“O desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% vai manter-se em setembro. Quanto à compensação por via de redução do ISP da receita adicional de IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, o desconto vai manter-se também inalterado no próximo mês”, lê-se em comunicado.
É de recordar que esta redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) foi introduzida em maio, substituindo o Autovoucher, que dava um apoio mensal (inicialmente de cinco euros e depois aumentado para 20) a quem fazia compras num posto de abastecimento. A medida tem um custo estimado de cerca de 80 milhões de euros por mês.
Além disso, a “atualização da taxa de carbono vai continuar suspensa por mais um mês“, acrescenta o Ministério liderado por Fernando Medina. A suspensão da portaria que atualiza o adicionamento sobre as emissões de CO2 já tinha sido determinada em dezembro do ano passado, tendo sido sucessivamente renovada.
“Considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal é de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina”, sinalizam as Finanças.
Noutra vertente, o Governo prolongou também o desconto do ISP aplicável ao gasóleo colorido e marcado, com aplicações no setor primário (agricultura, aquicultura e pescas). Continuará a ser de seis cêntimos por litro no mês de setembro.
(Notícia atualizada às 19h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo mantém descontos no ISP dos combustíveis em setembro
{{ noCommentsLabel }}