Hoje nas notícias: Corrupção, offshores e despejos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Um estudo concluiu que os políticos são mais tolerantes à corrupção do que os cidadãos. Portugal continua a perder 10% em IRC para offshores. Governo propõe fim de travão legal à entrega da casa em caso de despejo. Leia estas e outras notícias que estão a marcar o dia.
Políticos são mais tolerantes à corrupção do que os cidadãos
Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) concluiu que “os portugueses revelam menos tolerância à corrupção do que os seus representantes eleitos”, já que, “para a opinião pública, a corrupção política não abrange apenas condutas e práticas que violam a lei”, mas também comportamentos “eticamente impróprios”, que “minam a confiança política dos cidadãos”. “Enquanto os políticos tendem a reconhecer a lei como o único critério orientador da sua conduta, os cidadãos esperam um pouco mais, por uma questão de honestidade”, lê-se ainda.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Portugal continua a perder 10% em IRC para offshores
Um estudo publicado recentemente através do Observatório Fiscal Europeu mostra que, em 2019, Portugal voltou a perder mais de 600 milhões de euros em IRC, 10% da totalidade da receita arrecadada com este imposto, pelo facto de algumas empresas terem optado por transferir os seus lucros para paraísos fiscais e, assim, pagar menos impostos — os lucros transferidos de multinacionais que operam no país para territórios de tributação inferior subiu de 2,6 mil milhões de euros em 2015 para 3,4 mil milhões de euros.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Jovens até 35 anos só pesam 10% no crédito à habitação
Dados do Banco de Portugal mostram que apenas 10% dos contratos existentes de crédito à habitação são de jovens até aos 35 anos, um número que, de acordo com economistas ouvidos pelo JN, pode ser explicado pelos baixos salários e pelos elevados preços das casas. Abel Mateus exemplifica que um empréstimo de 120 mil a 200 mil euros para um T2 nos arredores de Lisboa custa, em prestação mensal, 550 a 900 euros.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Governo propõe fim de travão legal à entrega da casa em caso de despejo
O Governo propôs ao Parlamento a revogação do travão legal que, desde março de 2020, tem permitido a famílias com ordem de despejo permanecer excecionalmente na habitação onde moram. Na prática, os processos têm continuado a ser tramitados na Justiça até existir uma decisão, mas, ao ser ordenada a saída da casa, tem bastado aos inquilinos, para suspender a desocupação, invocar que se esta avançar ficam em “situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão social imperiosa”.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Indústria papeleira supera lucros do ano pré-pandemia
Em 2021, o setor do papel superou os lucros registados em 2019, antes de a pandemia ter começado, embora tenha ficado abaixo do recorde atingido em 2018. O boletim anual divulgado pela associação Biond mostra que o setor da pasta, papel e cartou encerrou o ano passado com lucros de mais de 380 milhões de euros, um aumento de 64% face a 2020, mas ainda abaixo dos 445 milhões registados em 2018. Um “volume de encomendas bastante satisfatório” contribuiu para este resultado, mas o atual contexto económico preocupa.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Corrupção, offshores e despejos
{{ noCommentsLabel }}