Biden faz visita surpresa a Kiev
O Presidente dos EUA chegou na manhã desta segunda-feira a Kiev, para se encontrar com o seu homólogo ucraniano.
O Presidente dos Estados Unidos chegou esta manhã a Kiev para se encontrar com Volodymyr Zelensky, naquela que é a sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa. De acordo com a Casa Branca, Joe Biden prepara-se para anunciar o envio de mais armamento e também novas sanções contra Moscovo.
No Telegram, o Presidente ucraniano publicou uma fotografia junto de Joe Biden. “Bem-vindo a Kiev! A sua visita é um sinal de apoio extremamente importante para todos os ucranianos“, escreveu Zelensky.
Biden tinha anunciado, no sábado, que ia visitar esta semana a Polónia, flanco leste da NATO, para analisar a evolução da guerra na Ucrânia. Mas, na semana que marca um ano do início da invasão russa, o Chefe de Estado dos EUA visita a capital ucraniana, durante a qual soaram as sirenes de ataque aéreo.
Tweet from @olliecarroll
Numa declaração emitida pela Casa Branca, o Presidente norte-americano vai anunciar um novo envio de equipamento militar, que inclui “munições de artilharia, sistemas de antiarmamento e radares de vigilância aérea para ajudar a proteger o povo ucraniano dos bombardeamentos aéreos”.
Além disso, no final da semana, os EUA irão anunciar sanções adicionais “contra elites e empresas que estejam a tentar fugir ou a reabastecer a máquina de guerra da Rússia”, lê-se no comunicado, que sublinha que o apoio militar, económico e humanitário à Ucrânia “irá perdurar”.
Na sua conta na rede social Twitter, Joe Biden afirmou que se encontra em Kiev para reafirmar o “compromisso inabalável com a democracia, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia”.
Tweet from @POTUS
(Notícia atualizada às 10h32)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden faz visita surpresa a Kiev
{{ noCommentsLabel }}