Líder do Fundo Ambiental é a nova “capitã” da Transtejo e da Soflusa

Alexandra Carvalho e Alexandre Santos foram nomeados para o conselho de administração da Transtejo e da Soflusa. Terceiro nome será conhecido nas próximas semanas.

A diretora do Fundo Ambiental vai ser a capitã da Transtejo e da Soflusa. Alexandra Carvalho vai presidir às duas empresas que tratam do transporte fluvial entre Lisboa e a margem sul do Tejo a partir desta quinta-feira 13 de abril. Este foi o nome encontrado para substituir Marina Ferreira, que se demitiu da administração das transportadoras depois do caso com os contratos para compra das baterias para nove dos 10 novos navios.

Alexandre Santos será o novo administrador financeiro das duas empresas, acrescentam os ministérios do Ambiente e da Ação Climática e das Finanças em comunicado divulgado nesta terça-feira. Os dois nomes já foram aprovados pela Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap). O terceiro elemento para o novo conselho de administração será conhecido nas próximas semanas.

Alexandra Carvalho é desde 1 de janeiro de 2017 a diretora do Fundo Ambiental, entidade que financia medidas como o programa para reduzir o preço dos transportes e que promove os incentivos para a compra de veículos mais eficientes para consumidores e a Administração Pública. Antes disso, foi diretora, durante uma década, do departamento de relações internacionais do então Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território. Em 2007 e em 2021, coordenou a participação do Ministério na Presidência Portuguesa da União Europeia.

Alexandre Santos transita do conselho de administração do OPART, Organismo de Produção Artística, onde se encontrava desde 2019. Entre 2013 e 2019 foi um dos administradores da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O novo conselho de administração da Transtejo e da Soflusa surge numa altura em que o Governo se prepara para concentrar as empresas numa só. Admite-se ainda que a gestão da empresa para as autarquias da Área Metropolitana de Lisboa, conforme escreveu o ECO no mês passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder do Fundo Ambiental é a nova “capitã” da Transtejo e da Soflusa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião