Reguladores e regulados atacam Governo por retirada de competências
João Galamba tenciona retirar competências administrativas às entidades reguladoras das comunicações e da aviação, nomeadamente no que toca aos licenciamentos. Decisão gera apreensão.
O ministro das Infraestruturas tem a intenção de retirar competências administrativas às entidades reguladoras das comunicações e da aviação, a Anacom e a Autoridade Nacional da Aviação Civil. Estas atribuições, como por exemplo os licenciamentos, seriam devolvidas ao Estado. No entanto, tanto nos reguladores como nos regulados há críticas e oposição a esta mudança, avança o Jornal de Negócios (acesso pago).
O presidente da Anacom assegura que não teve qualquer debate com o Governo sobre o tema e que fará “aquilo que o Parlamento – que é o órgão de soberania que aprova a lei das autoridades reguladoras e que aprovou os estatutos – determinar”. Mas sublinha que “a criação de outras entidades públicas para desenvolver determinado tipo de competências deve ser sempre feita com base num juízo custo-benefício da eficiência da Administração Pública”.
Já Luís Nazaré, antigo líder do regulador das telecomunicações, defende ao mesmo jornal que a retirada de competências “seria um retrocesso”. “Tem é de haver boa articulação. Criar direções gerais dependentes do Governo seria um disparate”, acrescenta. Por sua vez, a RENA, associação que representa as companhias aéreas, aponta que “tudo o que seja diminuir ou esvaziar as competências do regulador à partida” não parece “ser uma boa solução”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reguladores e regulados atacam Governo por retirada de competências
{{ noCommentsLabel }}