Portugal iguala Espanha e Malta com consumo per capita de 85% face à média europeia
Apesar do avanço de um ponto percentual em relação a 2021, Portugal surgiu com o 9.º CIE per capita mais baixo da região, em ex-áqueo com Espanha e Malta, numa lista liderada pelo Luxemburgo.
Portugal igualou Espanha e Malta com um consumo individual efetivo (CIE) per capita de 85% em relação à média da União Europeia (UE) em 2022, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.
Apesar do avanço de um ponto percentual em comparação com o ano anterior, Portugal surge com o 9.º CIE per capita mais baixo da região, em ex-áqueo com os espanhóis e malteses, numa lista liderada pelo Luxemburgo (138%), Alemanha (119%) e Áustria (118%).
O CIE refere-se aos bens e serviços efetivamente consumidos pelas famílias em determinado período, independentemente de terem sido adquiridos e pagos pelas famílias, governo ou instituições sem fins lucrativos.
Embora o PIB per capita seja um indicador importante para avaliar o nível de riqueza de cada país, o CIE per capita pode ser mais útil para avaliar o bem-estar dos consumidores em relação aos outros países.
Na UE, o CIE variou entre 67% (Bulgária continua na cauda da região) e 138% (Luxemburgo, que se mantém na liderança) no ano passado. Foram nove os países onde CIE superou a média europeia.
Além dos consumidores luxemburgueses, alemães e austríacos, também Suécia (108%), França (109%), Finlândia (109%), Dinamarca (111%), Bélgica (115%) e Países Baixos (116%) apresentaram índices de consumo acima da média.
Quanto a Portugal, foi nos anos de 2005 e 2006 em que mais se aproximou da média da UE, anos em que o CIE esteve “apenas” oito pontos aquém dos pares europeus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal iguala Espanha e Malta com consumo per capita de 85% face à média europeia
{{ noCommentsLabel }}