Casa Branca elogia “avanços notáveis” do exército ucraniano nos últimos dias
"Criticar um (país) parceiro e um amigo que está a tentar progredir em condições sangrentas, terríveis e violentas realmente não ajuda", disse o porta-voz John Kirby.
Os Estados Unidos da América (EUA) “constataram nas últimas 72 horas avanços notáveis das forças armadas ucranianas” no sul, disse esta sexta-feira o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
Referindo-se às recentes críticas na imprensa dos EUA, feitas por autoridades não identificadas, sobre a contraofensiva ucraniana, John Kirby disse: “Criticar um (país) parceiro e um amigo que está a tentar progredir em condições sangrentas, terríveis e violentas realmente não ajuda”.
“A nossa prioridade é garantir que estejam preparados para continuar estes avanços, que tenham os instrumentos e técnicas, que tenham a formação” necessárias, acrescentou o porta-voz.
“Mesmo ignorando as últimas 72 horas, nenhum observador objetivo desta contraofensiva poderia dizer que não houve progresso. Tem sido lento em algumas áreas (…) mas eles estão a lutar corajosamente todos os dias”, acrescentou este antigo almirante, dizendo que ele próprio teria o cuidado de não comentar a estratégia ucraniana “do (seu) sofá”. Os Estados Unidos são o principal fornecedor de assistência militar à Ucrânia.
Durante um mês, os meios de comunicação norte-americanos citaram oficiais militares, sob condição de anonimato, criticando a estratégia ucraniana de retomar as áreas ocupadas. Essencialmente, criticam Kiev por uma certa dispersão, que impediria o seu exército de mobilizar forças suficientes no lugar certo para empurrar as tropas russas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Casa Branca elogia “avanços notáveis” do exército ucraniano nos últimos dias
{{ noCommentsLabel }}