Sauditas compram 9,9% da Telefónica por 2,1 mil milhões
O principal operador saudita, STC Group, afastou o interesse numa participação maioritária ou até de controlo na empresa espanhola.
O grupo STC, a principal operadora saudita, anunciou esta terça-feira ao mercado a compra de 9,9% da espanhola Telefónica, por 2,1 mil milhões de euros. Em comunicado, publicado no site do regulador espanhol (CNMV), a operadora saudita detalha que o investimento será feito através da compra de ações representativas de 4,9% do capital social e 5% através de outros instrumentos financeiros.
O STC Group esclarece que “não tem a intenção de adquirir o controlo ou participação maioritária na Telefónica” e deixa um voto de confiança na atual gestão da operadora espanhola. “O investimento reflete a confiança na equipa de gestão da Telefónica, na sua estratégia e capacidade de criar valor”, indica a nota.
A operação desta empresa, participada pelo fundo soberano da Arábia Saudita, está agora pendente das autorizações regulatórias necessárias.
Os sauditas, através da filial Tawal, compraram recentemente ativos nas torres de telecomunicações na Bulgária, Eslovénia e Croácia. Na bolsa saudita, o grupo tem uma capitalização bolsista de 49,2 mil milhões de euros. “Este investimento importante de longo prazo do STC Group está alinhado com a nossa estratégia de crescimento”, refere o presidente de STC Group, Mohammed K. A. Al Faisal, citado no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sauditas compram 9,9% da Telefónica por 2,1 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}