Novobanco contacta bancos para avançar com IPO
O Novobanco está a sondar bancos para preparar uma potencial oferta pública inicial (IPO). A entrada em bolsa pode ocorrer entre final de 2024 e início de 2025.
A instituição financeira liderada por Mark Bourke mantém contactos informais com vários bancos para estruturar a operação de ida para a bolsa, de acordo com o site Mergermarket, que cita três fontes próximas do processo. A entrada das ações em bolsa pode ocorrer entre final de 2024 e início de 2025.
Os assessores financeiros deverão ser selecionados entre o final de 2023 e o início de 2024, de acordo com as mesmas fontes. Perspetiva-se um dos maiores IPO em Lisboa nos últimos anos. A ida para a bolsa do grupo Luz Saúde poderá representar um “grande teste” ao sentimento e apetite do mercado. Uma das fontes apontou para uma dispersão em bolsa (free float) acima dos mil milhões de euros, embora tenha admitido que seja prematuro avançar com números.
A Lone Star, que detém 75% do Novobanco, vai ter o papel determinante nesta nova etapa do banco português.
Em outubro, o CEO Mark Bourke já tinha admitido junto dos trabalhadores a intenção de o novo capítulo do Novobanco passar pela bolsa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novobanco contacta bancos para avançar com IPO
{{ noCommentsLabel }}