5 coisas que vão marcar o dia
O arranque a semana será marcado pelo anúncio do Prémio Nobel da Economia. Por cá os preços dos combustíveis descem pela segunda semana e Pedro Nuno Santos estreia-se no comentário político.
Em semana de apresentação do Orçamento do Estado para 2024, esta segunda-feira vai ficar marcada pelo anúncio do Prémio Nobel da Economia. Em Marraquexe, cidade sacudida há poucas semanas por um forte sismo, começam as reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. Por cá, há a estreia do ex-ministro das Infraestruturas como comentador na SIC.
Quem vai ser o Nobel da Economia?
A Real Academia Sueca de Ciências anuncia o Prémio Nobel das Ciências Económicas, pelas 10h45 de Lisboa. No ano passado, Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig foram os laureados com o prémio pelos estudos que tiveram um impacto significativo na investigação bancária moderna, que reconhece a importância dos bancos na economia e de que os seus colapsos têm uma enorme probabilidade de alavancarem as crises financeiras.
Combustíveis descem esta semana
Os preços dos combustíveis vão cair esta semana. De acordo com fontes do setor, o litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deve descer quatro cêntimos e a gasolina seis cêntimos. É a segunda baixa consecutiva dos preços, depois de na semana anterior o preço do litro de gasóleo ter descido 2,3 cêntimos e s da gasolina 1,2 cêntimos.
Pedro Nuno Santos estreia-se como comentador na SIC
O ex-ministro das Infraestruturas inicia esta segunda-feira, pelas 22 horas, o programa semanal de comentário político na SIC Notícias. Agora deputado, Pedro Nuno Santos, vai assumir o lugar de membro efetivo na comissão parlamentar de Assuntos Europeus e de suplente na Comissão de Orçamento e Finanças.
Início das reuniões anuais do FMI e Banco Mundial
O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial iniciam hoje, em Marraquexe (Marrocos), as tradicionais reuniões anuais das instituições, que vão decorrer até 15 de outubro. No programa desta segunda-feira está prevista a intervenção da diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, num painel sobre África.
Encontro entre os Bancos Centrais de Língua Portuguesa
Em Lisboa, durante a manhã, o Museu do Dinheiro recebe o 33.º Encontro de Lisboa entre os Bancos Centrais de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Banco de Portugal. Os responsáveis dos bancos centrais vão debater a inteligência artificial e o seu uso no setor bancário e a inovação nos pagamentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}