Banco do Clima associa-se à Verra e BeZero Carbon para garantir a descarbonização das empresas
Bank of Climate (BOC) associa-se à Verra e BeZero Carbon para garantir às empresas que a sua pegada de carbono está corretamente calculada, utilizando meios reconhecidos, padronizados e certificados.
O objetivo é assegurar que as reduções de emissões sejam reais, adicionais, mensuráveis e verificáveis, evitando o “greenwashing”. Com essa nova parceria, o Bank of Climate afirmou que garante às empresas a união com parceiros internacionais como Verra ou BeZero Carbon para demonstrar o seu cumprimento com padrões globais, facilitar o acesso aos mercados internacionais, melhorar a qualidade e a eficiência, e gerar confiança em seus clientes, além de fortalecer a responsabilidade social e ambiental.
Segundo Antonio Sánchez de León, diretor executivo do Bank of Climate, “isso pode ser fundamental para o sucesso e a competitividade das organizações e empresas em um mundo cada vez mais globalizado e regulamentado”.
Verra é uma organização sem fins lucrativos que desempenha um papel importante na gestão de programas e padrões de certificação relacionados à mitigação das mudanças climáticas e conservação ambiental.
Entre suas iniciativas está o VCS (Verified Carbon Standard), um programa desenvolvido que estabelece os requisitos para verificar e certificar projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa. Da mesma forma, a BeZero Carbon oferece certificações e etiquetas para produtos e serviços que atingiram certos objetivos de redução de emissões de carbono ou que neutralizaram sua pegada de carbono.
“As certificações desempenham um papel fundamental na descarbonização, ao fornecer um quadro estruturado e confiável para medir e gerenciar as emissões de carbono, promover a mitigação, impulsionar a ação climática e diferenciar as organizações comprometidas com a sustentabilidade. Essas certificações são ferramentas essenciais na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma economia com menor emissão de carbono e um meio ambiente saudável”, declarou Antonio Sánchez de León.
Bank of Climate tem suas origens no reflorestamento e evoluiu para se tornar uma plataforma original e pioneira de investimento em soluções baseadas na natureza, por meio da gestão de créditos de carbono. Lançado este ano e com a incorporação do Miraltabank na sua estrutura acionária, conta com uma equipe de especialistas, parcerias, conhecimento e tecnologia para auxiliar as empresas na sua descarbonização.
Ele explica que a falta de conhecimento de grande parte do tecido empresarial sobre investimentos sustentáveis é um dos desafios mais relevantes. De acordo com a pesquisa empresarial realizada pelo Pacto Global da ONU na Espanha com mais de 2.500 empresas espanholas, apenas 20% possuem instrumentos de financiamento ou investimento relacionados à sustentabilidade.
Portanto, acredita-se que é aqui onde a regulamentação e a legislação desempenham um papel fundamental, impulsionando um quadro comum no campo das finanças sustentáveis para evitar o chamado “greenwashing” (por meio da taxonomia ambiental europeia ou do futuro regulamento sobre títulos verdes europeus, entre outros).
Em um contexto, além disso, em que a Cúpula do Clima (COP28), realizada nestes dias em Dubai até 12 de dezembro, tem como tema “Unir. Agir. Cumprir”, os especialistas enfocam as emissões neutras de carbono, as finanças sustentáveis e conseguir uma maior colaboração conjunta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco do Clima associa-se à Verra e BeZero Carbon para garantir a descarbonização das empresas
{{ noCommentsLabel }}