Hoje nas notícias: Galamba, contratos e IVA Zero
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
João Galamba é considerado pelo Ministério Público o “verdadeiro mentor” do alegado esquema que envolve o data center em Sines. No plano económico, no espaço de 12 anos, os contratos a termo incerto mais do que duplicaram, enquanto a implementação do IVA Zero terá permitido uma poupança de 55 euros aos consumidores. Leia estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta quinta-feira.
MP considera Galamba o “mentor” dos esquemas e diz que Lacerda pode continuar “atividade criminosa”
O ex-ministro das Infraestruturas João Galamba é considerado pelos procuradores do Ministério Público o “verdadeiro mentor” do alegado esquema para conceder vantagens ao data center da Start Campus, em Sines. No recurso às medidas de coação de Nuno Dias Costa, o MP admite ainda que há “perigo de continuação da atividade criminosa” de Diogo Lacerda Machado, dado que “nada exclui que (…) possa continuar a desenvolver a sua rede de contactos junto de diversas entidades e titulares de cargos políticos em prol da sociedade Start Campus”.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Contratos a termo incerto sobem 165% em doze anos
No espaço de 12 anos, os contratos a termo incerto mais do que duplicaram, tendo aumentado 165% para 289 mil em 2022, de acordo com os dados do Quadros de Pessoal. Contas feitas, estes contratos representam um décimo do total e contribuíram para uma taxa de precariedade de 31% no setor privado. Por outro lado, o peso dos contratos a termo certo recuou, enquanto subiu o peso dos contratos sem termo.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
IVA Zero deu 55 euros em imposto a cada consumidor em 2023
A isenção de IVA num conjunto de 46 produtos alimentares, que termina esta sexta-feira, poderá ter permitido um alívio fiscal de 550 milhões de euros, de acordo com os dados do Governo. Contas feitas, na prática, isto significa menos cerca de 55 euros em IVA por habitante.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias/Dinheiro Vivo (acesso pago).
Mota-Engil adapta estratégia no México para “nearshoring” dos EUA
A Mota-Engil quer adaptar a sua estratégia no México, tendo em vista aproveitar as oportunidades do “nearshoring” em que os Estados Unidos estão a apostar e alargar a atividade de construção de infraestruturas energéticas e industriais, segundo consta numa apresentação aos investidores divulgada na quarta-feira. Até agora, naquela geografia a construtora tem apostado na rodovia, ferrovia e nos metropolitanos.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Rangel estranha “coincidências” e fala em “mão invisível” contra Montenegro
Paulo Rangel considera uma “coincidência” que o inquérito aos benefícios fiscais que Luís Montenegro (PSD) terá alegadamente recebido com a construção de uma casa em Espinho tenha começado a “surgir quando houve grandes problemas com o Governo”. O eurodeputado do PSD diz mesmo que há uma “mão invisível” para atrapalhar a vida política do líder dos social-democratas.
Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Galamba, contratos e IVA Zero
{{ noCommentsLabel }}