Bruxelas vai propor início das negociações de adesão da Bósnia
Depois da Ucrânia e Moldávia, a Comissão Europeia quer iniciar negociações de adesão da Bósnia ao bloco da União Europeia. Convite deverá ser formalizado esta terça-feira.
A Comissão Europeia vai propor o início das negociações de adesão da Bósnia ao clube da UE. A notícia está a ser avançada esta segunda-feira pelo Politico, detalhando que o anúncio deve ser formalizado esta terça-feira, 12 de março. Recorde-se que a Comissão Europeia concedeu à Bósnia o estatuto de candidato em dezembro de 2022.
De acordo com a notícia, o executivo de Ursula von der Leyen vai fazer uma recomendação aos Estados-membros do bloco europeu para dar início às negociações formais de adesão. Desta forma, a Bósnia deve juntar-se à Ucrânia e à Moldávia que também estão em processo negocial com a Comissão Europeia.
Apesar da notícia, o Politico escreve que diplomatas e funcionários da comissão já alertaram para o facto de ser pouco provável que se chegue a um acordo entre as 27 Estados-membros – necessário para o início formal das negociações – antes das eleições europeias de junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas vai propor início das negociações de adesão da Bósnia
{{ noCommentsLabel }}