S&P melhora outlook do BCP e reafirma rating do BPI
Depois de subir o rating de Portugal, a Standard & Poor's melhorou o outlook do BCP e reafirmou os ratings do BPI e Haitong.
A Standard & Poor’s (S&P) melhorou o outlook do rating do BCP (BBB-) de estável para positivo e reafirmou os ratings do BPI (BBB+/estável) e do Haitong Bank (BB/negativo), na sequência da revisão em alta da notação de risco de Portugal para o nível “A-” no início do mês.
Em relação ao BCP, a melhoria do outlook significa que a S&P poderá subir o rating do banco nos próximos 18 a 24 meses. “Esperamos que o desempenho do BCP continue sólido e a deterioração da qualidade dos ativos se mantenha controlada”, afirmam os analistas.
A agência espera que o banco mantenha uma rentabilidade dos capitais próprios (ROE) entre os 13,5% e os 15% até 2026, o que permitirá continuar a gerar capital de forma sólida. Em relação ao rácio de ativos problemáticos, deverá continuar abaixo dos 4,5%. “A deterioração da qualidade dos ativos será gerível, beneficiando do mercado de trabalho resiliente em Portugal”, considera a S&P.
Quanto ao BPI, a S&P afirmou o rating dada a dependência do apoio da casa-mãe espanhola, o CaixaBank. Nessa medida, admite baixar ou melhorar a notação de risco do do banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa consoante a evolução do rating do banco espanhol.
A S&P subiu o rating de Portugal no passado dia 1, de “BBB+” para “A-” elogiando a redução da dívida pública e o bom desempenho económico e orçamental.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
S&P melhora outlook do BCP e reafirma rating do BPI
{{ noCommentsLabel }}