Entrevista a Gonçalo Capela Godinho. Edição de abril da Advocatus
Na Advocatus de abril pode ler a entrevista ao managing partner da Pérez-Llorca e ainda especiais sobre o combate à corrupção e sobre os direitos dos trabalhadores.
A sociedade de advogados espanhola Pérez-Llorca instalou-se em Lisboa no final de 2023. A primeira contratação foi a de Gonçalo Capela Godinho, advogado com mais de 20 anos de experiência – sobretudo nos mercados brasileiro, português, britânico e norte-americano – para o cargo de sócio. O advogado – que transita da Lefosse e esteve também na Demarest – está encarregue de desenvolver o negócio nos países lusófonos, nomeadamente nos setores da energia e das infraestruturas.
Em entrevista à Advocatus garantiu que querem ser relevantes e que o crescimento em faturação tem permitido fazer um conjunto de investimentos estratégicos “muito importantes”. O advogado acredita que Portugal tem tudo para se tornar uma referência em matérias como a descarbonização e produção e exportação de hidrogénio verde.
Portugal desceu um ponto no Índice de Perceção da Corrupção da organização Transparência Internacional. Para os advogados, os recentes casos judiciais, como a Operação Influencer, foram um dos principais fatores da descida. Melhorias na prevenção e do papel do MENAC, combate à “histeria” ou até uma alteração da atuação do MP são algumas das mudanças necessárias apontadas pelos especialistas à Advocatus, num especial dedicado ao combate à corrupção.
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deixou claro que criticar o chefe é um direito do trabalhador. Advogados confirmam que tem sido essa a leitura dos tribunais portugueses. Mas há limites, avisam. Descubra tudo no especial desta edição da revista.
David Silva Ramalho é o advogado do mês desta edição. O associado coordenador da Morais Leitão assumiu a liderança do novo serviço jurídico de defesa digital da firma e, à Advocatus explicou que, após lidarem com vários casos de ataques informáticos e outros processos de cibercrime e prova digital, perceberam que era altura de concentrar o conhecimento adquirido num só serviço. Sobre o novo desafio, assume estar preparado e que as expectativas são de “conquistar” e “continuar a merecer confiança”. Já o seu percurso profissional de 14 anos descreve-o como uma “evolução linear”.
Paulo de Jesus Correia, managing partner da Santiago Mediano e Associados, fez um balanço dos 20 anos do escritório que se divide entre Portugal e Espanha. À Advocatus, revelou que não têm objetivos quantitativos, seja de crescimento ou de faturação. Sobre a possibilidade de expandir a firma para outras cidades portuguesas, assume que não é uma prioridade para já. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.
A REN – Redes Energéticas Nacionais emitiu 300 milhões de euros em obrigações verdes, a oito anos, com uma taxa de juro de 3,614% e tendo a procura superado a oferta em sete vezes, segundo comunicou ao mercado em fevereiro. A PLMJ e a Clifford Chance assessoraram a REN. Já a CMS Portugal e a Allen & Overy assessoraram os bancos. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 155.ª edição.
Assine a revista Advocatus aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrevista a Gonçalo Capela Godinho. Edição de abril da Advocatus
{{ noCommentsLabel }}