Cofina reduz capital e distribui reservas livres
O capital social da empresa "foi reduzido de 41.026.334,40 euros para 4.102.633,60 euros, na sequência da amortização de ações”.
A Cofina anunciou esta segunda-feira que concretizou a redução de capital, deliberada na assembleia-geral, e que vai distribuir reservas livres pelos acionistas de 11,2 milhões de euros, segundo um comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Assim, a sociedade “informa que, conforme deliberado em Assembleia Geral Anual de Acionistas realizada no passado dia 29 de maio, o capital social da sociedade foi reduzido de 41.026.334,40 euros para 4.102.633,60 euros, na sequência da amortização de ações”. Foi assim reduzido o “número de ações que representam o capital social da sociedade, de 102.565.836 ações para 10.256.584 ações”.
Além disso, “já decorreu o prazo de um mês após a publicação do registo da redução do capital, pelo que conforme deliberado” na mesma assembleia-geral se “encontram reunidos os requisitos legais para a concretização da amortização das ações, bem como para o pagamento das reservas livres no montante de 11.282.242,40 euros”.
Assim, a partir do próximo dia 12 de julho encontram-se a pagamento estas reservas livres, num montante ilíquido por ação de 1,10 euros, segundo a Cofina. A Cofina registou prejuízos de 2,08 milhões de euros em 2023, ano em que vendeu títulos de media como o Correio da Manhã, Negócios, Sábado e Record, o que compara com lucros de 10,45 milhões de euros em 2022.
Em comunicado enviado à CMVM, em 21 de março, a Cofina recordou que, em 8 de novembro passado, comunicou a concretização da venda da totalidade das ações representativas do capital social e dos direitos de voto da Cofina Media à proposta de elementos da equipa de gestão da Cofina Media, quadros da mesma, e de um conjunto de investidores da sociedade veículo Expressão Livre.
Esta última cedeu a sua posição contratual no contrato de compra e venda de ações celebrado no contexto da transação à Expressão Livre II SGPS, que comprou a titularidade das ações da Cofina Media.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cofina reduz capital e distribui reservas livres
{{ noCommentsLabel }}