Sifide com recorde de candidaturas em 2023

  • ECO
  • 1 Julho 2024

Foram submetidas quase 5.600 candidaturas ao incentivo fiscal para o investimento em Investigação e Desenvolvimento, referentes ao ano fiscal de 2023, segundo a ANI.

As candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial (Sifide) aumentaram quase 26% em 2023, para um total recorde de 5.598, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Estes números representam um investimento declarado em investigação e desenvolvimento (I&D) de 2,6 mil milhões de euros, para um crédito fiscal solicitado de 1.260 milhões de euros.

Entre 2006 e 2023, anos que constam da análise da Agência Nacional de Inovação (ANI), o Sifide recebeu 33.177 candidaturas, tendo apoiado 7.758 empresas e investido um total de 9,5 mil milhões de euros. Em média, a taxa de aprovação do investimento ronda os 71%, com mais de 90% do crédito fiscal também a obter ‘luz verde’.

O Sifide tem uma taxa base para dedução fiscal ao lucro tributável de 32,5% das despesas de I&D, aplicando-se ainda uma taxa incremental de 50% do aumento desta despesa em relação à média dos dois anos anteriores, até ao limite de 1,5 milhões de euros. Desta forma, este incentivo pode significar a recuperação de até 82,5% do investimento de uma empresa em I&D.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sifide com recorde de candidaturas em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião