BRANDS' ECO Inteligência Artificial aplicada às PME

  • BRANDS' ECO
  • 9 Julho 2024

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia inovadora que está na ordem do dia. Embora muitas vezes associada a grandes empresas e empresas de tecnologia, a IA tem um importante papel para as PME.

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma promessa distante do futuro para se tornar uma realidade presente, que está a transformar a forma como se vive e se trabalha.

Desde a otimização de processos até à melhoria na tomada de decisões e à personalização do atendimento ao cliente, a IA está a afirmar-se como uma ferramenta essencial para empresas de todas as dimensões. E, prova disso, são os resultados do mais recente relatório sobre PME da Salesforce, que inquiriu 600 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e que deixa claro que as PME estão mais confiantes no potencial da IA generativa do que as grandes empresas.

Entre outros dados revelados pelo estudo, está a conclusão de que, enquanto as PME estão focadas no crescimento através da IA, as grandes empresas estão concentradas na eficiência das operações. Nesse sentido, a análise revela alguns benefícios concretos da aplicação da IA nos respetivos segmentos empresariais:

  • Para as PME: o relatório aponta a melhoria na visão do negócio e insights de operação, assim como o aumento da faturação e melhoria da experiência do cliente.
  • Para as grandes empresas: o estudo destaca a automatização de tarefas de rotina, o aumento da eficiência, a análise da performance, e também a melhoria da experiência do cliente.

Nesse sentido, o investimento em Inteligência Artificial por parte das PME tem vindo a crescer cada vez mais em Portugal e em todo o mundo. Mas como é que esta tecnologia se aplica na rotina das empresas?

  1. Suporte ao cliente e melhor experiência: através da utilização de chatbots para responder a perguntas frequentes e oferecer suporte fora do horário comercial. Com base em dados precisos e em tempo real, as PME podem oferecer experiências de cliente altamente personalizadas e relevantes 24 horas por dia;
  2. Automação de tarefas administrativas: é uma das formas mais imediatas pelas quais as PME podem beneficiar da IA. Através desta ferramenta, as empresas podem conseguir reduzir a carga de trabalho manual, o que permite que os colaboradores se concentrem em tarefas mais estratégicas e estimulantes. Exemplo disso é o facto de os sistemas de IA poderem automatizar processos de faturação e contabilidade;
  3. Análise preditiva: com a IA a fornecer análises avançadas em tempo real, as PME podem tomar decisões mais rápidas e informadas;
  4. Segurança cibernética: implementando sistemas de IA para detetar e responder a ameaças de segurança em tempo real;
  5. Recrutamento: com a aplicação da tecnologia no processo de contratação para agilizar e automatizar diversas fases do recrutamento. Por exemplo, utilizando o poder dos dados para tomar as melhores decisões, podendo auxiliar na procura e triagem de candidatos, bem como na análise de currículos.

A IA em empresas de diversos setores

Além de estar presente em grandes, médias e pequenas empresas, a IA não se aplica apenas em contextos de tecnologia, mas sim aos mais diversos setores, que adotam esta tecnologia.

Dentro das PME, esses exemplos ficam evidentes em setores como o comércio, a saúde, a banca, a educação e os serviços. Essas empresas utilizam IA para análise de dados, automação de processos rotineiros, assistência ao cliente através de chatbots, entre outras aplicações. Alguns exemplos:

  • Comércio: chatbots e assistentes virtuais podem oferecer suporte 24/7 aos clientes, ao mesmo tempo que melhoram a satisfação e fidelidade do cliente. Além disso, lojas de e-commerce implementam sistemas de recomendação baseados em IA para sugerir produtos personalizados aos seus clientes. Há, também, a possibilidade de otimizar stocks com esta ferramenta, prevendo quais os produtos que terão maior saída;
  • Saúde: clínicas médicas usam IA para a análise de imagens médicas, o que auxilia no diagnóstico precoce de doenças. Neste setor, os algoritmos de IA também são usados para melhorar a precisão dos diagnósticos;
  • Banca: pequenas empresas financeiras utilizam algoritmos de IA para avaliar o risco de crédito de forma mais precisa e automatizada;
  • Educação: startups educacionais desenvolvem plataformas de aprendizagem personalizada com o apoio de IA para adaptar o conteúdo às necessidades específicas de cada aluno.

Vantagens competitivas da utilização de IA nas empresas

A adesão da IA justifica-se por diversas variáveis, entre elas as vantagens competitivas que traz às empresas. Há, sobretudo, cinco benefícios a destacar, nomeadamente a inovação, a eficiência, a produtividade, o suporte à criatividade e decisão, e a redução de custos:

  • Inovação: a inovação proporcionada pela utilização de novas tecnologias potencia a transformação digital das empresas e a sua diferenciação. A adoção da IA permite que as empresas inovem os seus produtos e serviços e que criem soluções únicas. Por exemplo, a IA aplicada à área de criação de conteúdos e soluções personalizadas aos clientes permite às empresas revolucionarem a interação junto dos seus clientes e utilizadores, ao mesmo tempo que oferece experiências mais personalizadas, únicas e relevantes, fomentando a fidelização e abrindo novas oportunidades de negócio;
  • Eficiência: através da IA é possível automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, minimizando a possibilidade de erros humanos e reduzindo os tempos de implementação. Esta ferramenta também traz a capacidade de processar e analisar grandes quantidades de dados através de algoritmos específicos e suportados em big data. A IA Generativa pode extrair valor real e contextual dos conteúdos armazenados;
  • Produtividade: ajuda a economizar tempo e esforço porque fornece assistência inteligente em tempo real, para análise da performance e em tarefas complexas, como o atendimento ao cliente, a redação de emails, a criação de conteúdo escrito e visual para áreas de vendas e marketing, as traduções e transcrições automáticas, o resumo de conteúdos escritos e verbais, a automação, a análise de dados e muito mais. Ao mesmo tempo, liberta os recursos para tarefas mais estratégicas, processos mais criativos ou que exigem contacto pessoal;
  • Suporte à criatividade e decisão: a IA pode ser uma aliada no desenvolvimento de novas ideias e projetos, já que apoia e estimula as pessoas com informação e sugestões de melhoria;
  • Redução de custos: a automatização de tarefas e a otimização de processos está aliada à redução de custos nas empresas.

Desafios da implementação de IA nas PME

Apesar das várias vantagens associadas ao uso da IA nas empresas, há ainda alguns desafios que devem ser superados na sua implementação. São eles:

  • Custos iniciais: a implementação de soluções de IA pode exigir um orçamento elevado, além dos custos de formação de colaboradores. Tendo em conta que algumas PME têm recursos limitados, estas necessidades podem ser um desafio;
  • Falta de conhecimento técnico: a IA é uma tecnologia complexa que requer conhecimento técnico para ser implementada e gerida de forma eficaz. Muitas PME podem não ter acesso a especialistas em IA, o que dificulta a adoção dessa tecnologia. De acordo com o WORK TREND INDEX DA MICROSOFT, de maio de 2024, apenas 39% dos utilizadores receberam formação em IA no trabalho;
  • Integração com sistemas existentes: a integração de sistemas de IA com sistemas existentes pode ser um desafio, especialmente se a infraestrutura tecnológica da empresa não estiver preparada para suportar a IA;
  • Questões éticas e regulatórias: o desenvolvimento da IA estará sempre dependente de considerações éticas e regulatórias no que toca à sua implementação e consequente desenvolvimento. Existem características fulcrais que os sistemas de IA devem incorporar nos negócios, como a transparência, confiabilidade e a não discriminação. São princípios de conformidade legal e de ética empresarial basilares, com impacto na imagem e credibilidade de cada empresa. Por esse motivo, a utilização de Inteligência Artificial na União Europeia é regulada pela recente Lei da IA, a primeira legislação a nível mundial para esta tecnologia.

Apesar destes desafios, entende-se que a adoção da Inteligência Artificial nas Pequenas e Médias Empresas não é apenas uma tendência, mas uma transformação essencial. O acesso e a progressiva implementação de ferramentas de IA por parte das PME devem começar a ser encarados como algo prioritário, uma vez que é a forma de se manterem competitivas num mercado altamente exigente, volátil e imprevisível como o atual.

Este tema será o mote da segunda MEO Empresas Talks, que se realiza na manhã do dia 17 de julho, nos estúdios do ECO, em Lisboa. Fique a saber mais sobre a aplicabilidade da IA nas empresas, os seus desafios e soluções, nesta talk.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inteligência Artificial aplicada às PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião