Aeroportos nacionais batem recorde de passageiros no primeiro semestre
O número de passageiros que passou pelos aeroportos nacionais, no primeiro semestre de 2024, registou um crescimento de 5,2%. Lisboa movimentou 16,7 milhões de passageiros, mais de metade do total.
Os aeroportos portugueses receberam um número recorde mensal de passageiros nos primeiros seis meses do ano. Segundo os números divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de passageiros cresceu 5,2% face ao primeiro semestre de 2023. No total, passaram 32,9 milhões de passageiros pelos aeroportos nacionais entre janeiro e junho.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais bateu máximos em todos os meses de 2024, superando os números registados nos mesmos meses de 2023.
No semestre, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+2,5%) e embarcados (+2,9%) face ao mesmo período de 2023, indicam as estatísticas rápidas do transporte aéreo do INE, referentes ao final de junho. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-1,9%) e embarcados (-2,1%) e ocupou a 2ª posição.
Espanha, Alemanha e Itália ocuparam a 3ª, 4ª e 5ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.
O aeroporto de Lisboa movimentou mais de metade dos passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais. Recebeu 16,7 milhões de passageiros — 50,8% do total — e registou um crescimento de 5,3% face a igual período de 2023.
O aeroporto do Porto concentrou 22,8% do total de passageiros movimentados (7,5 milhões), mais 5,8% que nos primeiros seis meses de 2023. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 3,3% no movimento de passageiros, totalizando 4,3 milhões.
No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, registou-se um crescimento de 13,2%, no primeiro semestre de 2024. O movimento de mercadorias no aeroporto de Lisboa representou 77,1% do total, atingindo 94,2 mil toneladas (+16,6% face ao mesmo período de 2023). No conjunto dos restantes aeroportos, o movimento de carga e correio aumentou 2,9%.
Em termos mensais, em junho movimentaram-se 6,7 milhões de passageiros e 20,3 mil toneladas de carga e correio nos aeroportos nacionais, o que corresponde a um crescimento de 5,6% e 13,4%, respetivamente, face a junho de 2023.
Passaram, em média, cerca de 113 mil passageiros pelos aeroportos nacionais, no mês de junho. Trata-se de um aumento de 5,5% face a junho de 2023, quando foram movimentados 107,0 mil passageiros.
(Notícia atualizada às 11h37)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aeroportos nacionais batem recorde de passageiros no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}