Hoje nas notícias: corrupção, lítio e carros antigos

  • ECO
  • 16 Setembro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os clubes de futebol, os partidos políticos e as autarquias são as entidades vistas como mais corruptas pelos portugueses. O custo previsto da refinaria de lítio em Setúbal aumentou de 700 milhões de euros para entre 1.100 a 1.300 milhões de euros. Conheça esta e outras notícias que estão em destaque esta segunda-feira na imprensa nacional.

Clubes, partidos e autarquias são vistos como os mais corruptos

Nove em cada dez pessoas em Portugal — isto é, 93% da população do país (acima da média de 70% da União Europeia) — veem a corrupção como um problema “grave”, sendo os clubes de futebol vistos como os mais corruptos, seguidos pelos partidos políticos, as autarquias, o Governo e a Administração Pública. O novo barómetro da Fundação Francisco Manuel dos Santos indica também que um em cada dois inquiridos sente que a corrupção tem um impacto diário na sua vida.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Custo da refinaria de lítio de Setúbal quase duplicou para 1.300 milhões

O custo previsto da refinaria de lítio de Setúbal, que está a ser desenvolvida pelo consórcio Aurora Lithium — composto pela Galp e a sueca Northvolt –, aumentou de 700 milhões de euros (estimativa de 2022) para um valor entre os 1.100 e os 1.300 milhões de euros, devido ao “esforço de melhoria de processos de engenharia e de performance nas áreas ambiental e económica”. Além disso, a entrada em operação da denominada Unidade Industrial de Conversão de Lítio (UICLi) atrasou de 2026 para 2028, sendo que o projeto está ainda à espera da decisão final de investimento pelos promotores.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Governo retoma apoio ao abate de carros antigos

No Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, 19 de setembro, o Governo vai anunciar a retoma do apoio ao abate de carros velhos, poluentes e em fim de vida. A medida em causa já constava do Orçamento do Estado para este ano, ainda elaborado pelo anterior Governo de António Costa e previa um gasto de 129 milhões de euros para abater até 45 mil carros com matrícula anterior a 2007. Porém, a antecipação das legislativas e a tomada de posse do novo Executivo criaram um impasse na entrada em vigor da medida. Há 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos a circular nas estradas portuguesas, cerca de 26% do total do parque automóvel.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Mais-valias da casa com dois regimes no mesmo ano

Há um “regime dual” de regras fiscais para quem tenha decidido vender a sua casa e pretenda reinvestir as mais-valias obtidas numa outra habitação caso a venda tenha ocorrido até 10 de setembro ou a partir do dia 11. As diferenças decorrem de um novo diploma do Governo, que entrou em vigor na última quarta-feira, em que são revogadas as normas que dificultavam o reinvestimento de mais-valias da venda da casa de habitação própria, passando a ser possível beneficiar de isenção de IRS sobre os ganhos da venda de casa própria quando os mesmos forem reinvestidos em nova habitação para a família.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Escritório de ministra da Justiça faturou 2,5 milhões com a TAP

A PLMJ, escritório de que a atual ministra da Justiça foi sócia entre 2013 e 2023, foi a sociedade de advogados que registou a faturação mais elevada com o Grupo TAP no período de 2015 a 2022. Do total de 2,5 milhões de euros pagos pela companhia aérea ao antigo escritório de Rita Alarcão Júdice, mais de 2,066 milhões foram faturados com a TAP, SA e os restantes 454 mil euros provenientes da TAP, SGPS, segundo a auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) à transportadora. Ministério sublinha que a atual ministra da Justiça era “advogada de imobiliário”, não tendo estado envolvida em “nenhuma operação de venda ou de compra, ou sequer relacionada com a privatização” da TAP.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: corrupção, lítio e carros antigos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião