Bankinter alcança lucro recorde em 2024 e resultado cresce 18% em Portugal

O banco espanhol obteve a nível global um resultado líquido histórico de 953 milhões de euros em 2024. Em Portugal, o resultado antes de impostos aumentou 18% e atingiu 195 milhões.

O grupo Bankinter alcançou um lucro recorde de 953 milhões de euros em 2024, depois de ter aumentado o resultado líquido em 12,8% face ao ano anterior. Em Portugal, o resultado antes de impostos do Bankinter aumentou 18% e atingiu 195 milhões de euros, informou o banco esta quinta-feira num comunicado.

“O banco regista crescimentos em todas as rubricas da conta de resultados. A margem bruta, que engloba a totalidade das receitas, cresce 9,1%, com contributo crescente das operações de Portugal e da Irlanda”, destaca na mesma nota a instituição comandada por Gloria Ortiz desde março de 2024. Essa margem bruta, onde se incluem também as comissões, subiu 9,1% no ano, para 2.901 milhões, sendo que as duas geografias representaram 15% desse valor.

O Bankinter justifica ainda o bom ano com “uma forte dinâmica da atividade comercial”. “O grupo soube conjugar com êxito a evolução negativa das taxas de juro registada ao longo do ano com um crescimento dos volumes de negócio, tanto em carteira de crédito como em recursos de clientes, especialmente os geridos fora de balanço, que concluem um ano histórico”, acrescenta.

Em 2024, a margem de juros, que corresponde à diferença entre os juros cobrados nos créditos e os que pagou aos aforradores, fechou o ano com uma subida de 2,9% face ao ano anterior, atingindo 2.278 milhões de euros.

Especificamente em Portugal, a carteira de crédito do banco fechou o ano nos dez mil milhões de euros, um crescimento de 8% em 2024. “O total dos recursos de clientes alcança um valor semelhante, com um crescimento de 14%. Os recursos geridos fora de balanço mais intermediação crescem 10% para os 9.000 milhões de euros. O resultado antes de impostos do Bankinter Portugal em 2024 foi de 195 milhões de euros, mais 18% do que no ano anterior”, resume a empresa.

No final do ano passado, grupo tinha ativos totais de 121.972 milhões de euros, mais 7,9% face ao final de 2023, com a carteira de crédito a clientes a situar-se nos 80.097 milhões de euros, um crescimento de 4,2% no mesmo período. Os recursos totais de clientes cresceram 13,1%, de acordo com a companhia.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter alcança lucro recorde em 2024 e resultado cresce 18% em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião