5 coisas que vão marcar o dia

Marques Mendes vai apresentar a candidatura a Belém. O Conselho de Ministros vai aprovar os eixos principais da reforma do Ensino Superior. Já o Banco de Inglaterra decide sobre taxas de juro.

Esta quinta-feira, Luís Marques Mendes vai apresentar a candidatura a Presidente da República em Fafe. Já o Conselho de Ministros vai aprovar os eixos principais de uma reforma do regime jurídico das instituições do Ensino Superior. Por outro lado, o Banco de Inglaterra vai realizar a primeira reunião de política monetária do ano, sendo esperado que reduza as taxas de juro. A marcar o dia está ainda a apresentação dos resultados do quarto trimestre da Amazon e o lançamento de um estudo sobre o mercado imobiliário.

Marques Mendes apresenta candidatura a Belém

O antigo líder do PSD e conselheiro de Estado Luís Marques Mendes vai apresentar esta quinta-feira a candidatura a Presidente da República, em Fafe (Braga). Marques Mendes fará a sessão pública de apresentação da sua candidatura presidencial no auditório da Misericórdia local, com o nome do seu pai, António Marques Mendes, fundador do PSD no distrito e ex-deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu. As eleições presidenciais vão realizar-se no final de janeiro do próximo ano.

Governo avança com reforma do regime jurídico do Ensino Superior

O Conselho de Ministros vai aprovar esta quinta-feira os eixos principais de uma reforma do regime jurídico das instituições do Ensino Superior. A revelação foi feita na quarta-feira pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, no debate quinzenal na Assembleia da República. O chefe do Executivo explicou que a reforma do regime estabelecido em 2007 visa “dar às instituições mais condições para terem os seus processos de autonomia, de serviço daquilo que é o seu propósito formativo e de terem também maiores previsibilidades dos projetos que não se esgotam ao sabor dos governos em funções”.

Banco de Inglaterra decide se reduz taxas de juro

Esta quinta-feira o Banco de Inglaterra vai realizar a primeira reunião de política monetária do ano, sendo esperado que reduza as taxas de juro, e vai ainda atualizar as previsões de crescimento económico e de inflação. Em novembro, o Banco de Inglaterra cortou as taxas de juro em 25 pontos base para 4,75 e explicou que as próximas descidas do custo da libra deverão ser graduais, tendo em conta o aumento da inflação e do crescimento após o primeiro orçamento do novo governo trabalhista.

Amazon apresenta resultados

Esta quinta-feira, a Amazon vai apresentar os resultados do quarto trimestre de 2024. No terceiro trimestre, a gigante do comércio eletrónico teve uma subida das receitas de 11%, em termos homólogos, para 158,88 mil milhões de dólares, contra previsões de 157,29 mil milhões. Para o último trimestre do ano, a Amazon previu que as receitas se situem entre 181,5 mil milhões de dólares e 188,5 mil milhões de dólares, o que representaria um crescimento de 7% a 11% em relação ao ano anterior.

Como está o mercado imobiliário?

Pelas 9h, no Parque das Nações, será apresentado mais um estudo da Century 21 sobre o mercado imobiliário, desta vez intitulado “Habitação para jovens em Portugal: desafios e tendências atuais”. A análise abrange todo o mercado e não apenas o inventário da mediadora. A conferência de apresentação contará com a participação de o ex-ministro da Economia Pedro Siza Vieira, da secretária de Estado da Habitação Patrícia Gonçalves Costa, do CEO do BPI João Pedro Oliveira e Costa, CEO do Millenium BCP Miguel Maya, CEO da Caixa Geral de Depósitos Paulo Moita de Macedo, CEO da Caixa Geral de Depósitos e do ex-ministro Paulo Portas, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião