“Prospeção de lítio será feita sobretudo com meios aéreos”, diz ministra do Ambiente
Ministra do Ambiente garante que o Executivo não vai desistir da construção da barragem do Pisão, travada por uma decisão judicial.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, disse, em entrevista Rádio Renascença (acesso livre), que este ano vão acontecer apenas ações de mapeamento das riquezas existentes no território nacional, sobretudo com recurso a meios aéreos.
“Precisamos de saber o que temos, se temos concentrações que justifiquem avanços de projetos”, afirmou a governante, prometendo “fazer sempre o mínimo possível de impacto na natureza e na qualidade de vida, nos menores impactos ambientais possíveis”. Graça Carvalho reconheceu que “quando os projetos começam assim, é difícil decorrer de uma forma suave e tranquila”, mas considera que “é impensável, nos dias de hoje, qualquer projeto — de mineração, de energias renováveis, um projeto industrial ou mesmo uma construção — não envolver a população”.
A ministra do Ambiente garantiu ainda que o Executivo não vai desistir da construção da barragem do Pisão, travada por uma decisão judicial. Os atrasos no projeto obrigaram a retirar o projeto do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo a ideia assegurar as verbas necessárias através do Portugal 2030. “Não havia dinheiro a fundo perdido, era um empréstimo. Agora o Pisão vai, em grande parte, ser financiado pelo Programa Operacional Sustentável, pelo fundo de coesão. Pode ir até aos 85%, agora vamos começar com 45%, e o resto continua a ser empréstimo. Se o Pisão absorver bem o financiamento, pode ter o financiamento até 85%”, disse Graça Carvalho, acrescentando que a barragem “não terá” de sofrer uma grande reformulação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Prospeção de lítio será feita sobretudo com meios aéreos”, diz ministra do Ambiente
{{ noCommentsLabel }}