Há ‘cheques’ elétricos do ano passado ainda por pagar
Mais de metade dos apoios à compra de veículos elétricos relativos a 2024 continuam por pagar. “Cheques” do aviso deste ano podem até ser pagos primeiro.
Os incentivos à mobilidade elétrica deste ano esgotaram em poucos dias em todas as categorias, mas mais de metade dos apoios do ano passado continuam por pagar, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). Segundo os números do Ministério do Ambiente, o Fundo Ambiental avaliou 6.179 pedidos de um total de 8.976 candidaturas, tendo enviado para pagamento 3.207. A tutela prevê terminar as avaliações até ao final de maio.
O que é caricato é que os carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares são uma das tipologias em que ainda nenhuma candidatura do ano passado foi avaliada, mas os apoios do aviso deste ano, na mesma categoria, poderão ser pagos primeiro. O ministério liderado por Maria Graça Carvalho indica que “197 candidaturas foram aprovadas e aguardam pedidos de pagamentos dos candidatos”, mas “os pagamentos serão efetuados em contínuo e à medida que os pedidos de pagamento forem submetidos pelos candidatos“.
Mesmo nas restantes tipologias, também já há centenas de veículos com o pedido de pagamento submetido, como é o caso das bicicletas elétricas (1.159), dos carros elétricos (366), das bicicletas convencionais (214) e das de carga (156). “É um sinal do interesse da população na transição para uma mobilidade sustentável e cujo processo decorreu de forma rápida e eficaz, graças a uma simplificação dos processos de candidatura e da análise das mesma”, refere fonte oficial do ministério.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há ‘cheques’ elétricos do ano passado ainda por pagar
{{ noCommentsLabel }}