Bancos esperam dar mais crédito nos próximos meses
Banca mostra-se confiante de que a procura de empresas e famílias por crédito vai aumentar nos próximos meses.
A procura por crédito aumentou nos últimos meses e a tendência deverá continuar nos próximos tempos, à medida que a descida das taxas de juro vai ajudar a aliviar os critérios de concessão da parte dos bancos.
Os resultados do inquérito do Banco de Portugal às instituições financeiras apontam para um “ligeiro aumento da procura de empréstimos tanto por empresas (por empréstimos de longo prazo e transversal à dimensão das empresas) como por particulares” nos próximos três meses.
Nesse período, os bancos espera que os critérios de concessão se tornem “ligeiramente menos restritivos tanto no crédito a empresas (para PME e em todas as maturidades dos empréstimos) como no crédito a particulares”.
Segundo o que os bancos relataram ao supervisor, “o nível geral das taxas de juro, o regime regulamentar e fiscal do mercado da habitação e, em menor grau, a confiança dos consumidores contribuíram para o aumento da procura” no segmento da habitação.
O Governo avançou no ano passado com várias medidas de apoio à compra de casa para os jovens, designadamente a isenção de IMT e de Imposto de Selo e ainda uma linha de garantia pública.
No que diz respeito às empresas, “o nível geral das taxas de juro e, em menor grau, as necessidades de financiamento do investimento contribuíram para o aumento da procura”, embora a “geração interna de fundos como fonte de financiamento” tenha limitado a procura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bancos esperam dar mais crédito nos próximos meses
{{ noCommentsLabel }}